30 abril 2009

defeitos ou qualidades


[Jason Mraz - "Make it mine"]

Uma músiquinha com muito bom feeling e a resposta a mais um desafio. Este foi a querida Locas quem mo passou e é para eu dizer oito qualidades ou defeitos meus.
1- Sou um bocado desorganizada.
2- Sou muito perfeccionista e exigente.
3- Sou honesta.
4- Sou muito ingénua por vezes.
5- Sou distraída com certas coisas, por vezes estou no meu mundo e ponto final.
6- Sou rabugenta quando não me deixam dormir e faço birra do sono.
7- Por vezes sou bastante impaciente e até intolerante.
8- Sou naturalmente tímida.
Bem, não sei porquê mas tenho a ligeira sensação de que os defeitos ganharam! Mas enfim, sou eu, o que é que se vai fazer! :o)
Agora é suposto convidar oito pessoas para também responderem ao desafio. Quem já me conhece um pouquinho sabe que não o vou fazer. Mas deixo a decisão por vossa conta. Quem quiser responder é só deixar-me um comentário a manifestar essa intenção. Até oito pessoas, ok? Vá, calma, não se atropelem!!!... ahahahaha...

Ahhh quero agradecer a uma menina de Porto Rico (Decarami Mis Labores) que me surpreendeu com este prémio.

E obrigada também a quem me tem deixado desenhos no painel, mas aquilo anda maluco e só tem dado problemas. Às vezes bate-lhe a preguiça e desaparece, outras simplesmente recusa-se a funcionar, outras não grava os desenhos (ou melhor grava mas com o painel em branco)... enfim... A última dele foi desordenar completamente os desenhos que tem em memória que costumavam estar por ordem de "chegada". Agora simplesmente não percebo qual é a ordem e assim não consigo saber se tenho novos desenhos ou não. :o( É que já lá estão tantos recadinhos que torna-se impraticável desta forma consultá-los. Se alguém souber como se arranja isto (se é que tem arranjo), por favor diga-me.

29 abril 2009

Troca Pandorfimo (continuação)


Ainda não vos tinha mostrado o que enviei à Mena na sequência da troca Pandorfimo. Em cima à direita são as peças que eu fiz em fimo, à esquerda e em baixo à direita, alguns materiais que andavam cá por casa sem que ainda os tivesse transformado em nada de concreto, uns brincos destes, uma moldura com íman para o frigorífico, um mini-sabonete, algumas infusões e um baton para a filhota.
Relembro aqui as amigas virtuais que convidei e que ainda não me responderam: Képia, Anya, Macati, Helena, Verdeblue, e Sónia. Tenho andado tão atarefada (como sempre) que quase me esquecia seste projecto, mas acho-o tão giro por no final ficar com o "toque" de várias amigas que ainda não lhe dei seguimento à espera das meninas que faltam responder. Falta tambéma gendar as trocas em mão com a amiga Cristina e a afilhadinha linda Juca. Queridas, tenho tudo pronto! Façam o favor de reservar um tempinho para nos encontrarmos. Cristina, em particular para ti, que tal uma daquelas caminhadas de que tínhamos falado? E Juquicas da madrinha, que tal um passeio pelo jardim no próximo fim de semana?

E um muito obrigada à Guidinha que ofereceu este prémio ao Bem-Trapilho.

27 abril 2009

ritual



Só para terem uma ideia das voltas que esta miúda dá antes de dormir!
Agora anda com a mania de dormir no saco-cama. Não importa que seja à mesma na cama, pois sempre é mais fofinha que o tapete, mas tem que ser no saco-cama. Brinca e revoluciona o quarto inteiro. Tudo quanto é boneco muda de poiso em busca do lugar perfeito para dormir. Os livros servem-lhes tantas vezes de camas (reparem nos tigres da prateleira). Ela própria vira a cabeça para os pés e assim adormece, extenuada com tanta brincadeira. À cabeceira da cama, ficam mais uns companheiros, instalados sobre livros e aconchegados sob um lenço.



E agora um desafio que a amiga do Faniquito me passou e a quem agradeço de coração a lembrança. Devo comentar uns tópicos com uma frase, um título ou uma historinha. Aqui vai:
VIDA - I hear babies cryin', I watch them grow, They'll learn much more than I'll ever know. And I think to myself, what a wonderful world (Louis Armstrong - "What a Wonderful World)
CINEMA - No escurinho do cinema, Chupando drops de anis, Longe de qualquer problema, Perto de um final feliz... (Rita Lee - "Flagra")
LITERATURA - Entre tudo o resto, letras de canções, às quais sempre presto muita atenção.
VIAGEM - Se queres ver o mundo inteiro á tua altura, Tens de olhar p´ra fora sem esquecer que dentro é que é o teu lugar (Jorge Palma - "Na Terra dos Sonhos")
AMOR - Meu peito agora dispara, Vivo em constante alegria, É o amor que está aqui (Marisa Monte - "Amor, I Love You")
SEXO - Meu corpo no seu Corpo eu, no meu corpo. Deixa! Eu me deixo. Anoiteça e amanheça... (Marisa Monte - "Beija Eu")
Quem das minhas visitas quiser responder, faça o favor de se sentir convidado. :o)

Outro agradecimento, agora à querida Anna por este selo e desafio. É para dizer oito coisas que gostaria de fazer até ao final da minha vida:
- Ter mais um ou dois filhos.
- Ter netos.
- Realizar-me profissionalmente.
- Viajar.
- Ter tempo para tudo o que eu gosto de fazer.
- Ver os meus filhos e netos felizes.
- Acabar com as milhas dores de costas.
- Evoluir espiritualmente.
Este é mais um que pode e deve ser respondido por quem quiser.

26 abril 2009

comemoração



Para comemorar o 25 de Abril houve festa, pois então!!!
Fomos lá e a M. ganhou um tereré, pinturas faciais, desenhou, pintou, brincou, dançou... E em casa fez os trabalhos da escola todos e mais umas coisinhas no livro de Matemática! :o0 Foi um dia muito produtivo. Ahhh e ganhou uma mascote (Littlest Pet Shop) pela fantástica performance nos trabalhos de casa. Lembrem-me de lhe fazer o blog dedicado a estes mini-bichinhos que ela adora.
Ao deitar perguntei-lhe se se tinha divertido. Respondeu: "Foi o melhor dia da minha vida!" É o que responde sempre que está contente com os acontecimentos. E eu fico feliz de a ver satisfeita.

25 abril 2009

reflexão - UM (5ª parte) - 25 de Abril



Mais uma citação do "UM":
“- A defesa tornou o mundo inabitável. Que é que aconteceria se escolhêssemos aprender? Em vez de dizermos você assusta-me, se disséssemos, você interessa-me?” (pág. 116)

Esta fez-me pensar no 25 de Abril, a nossa revolução quase sem derramamento de sangue (falo mais sobre isto neste post e, a propósito, o Conta-me Como Foi está aí novamente para deliciar e ensinar, com a nova série.).

Seria tão bom se as guerras terminassem, as defesas baixassem e os ataques parassem... Seria tão bom se os seres humanos se tentassem conhecer em vez de dominar...


Numa fase complicada do país e do mundo, há que continuar atento às perdas progressivas de liberdade. Sempre! A vida em democracia é para ser construída dia a dia e nunca para tomar como certa. Como diz o Sérgio Godinho (in "Democracia"):
"A Democracia é o pior de todos os sistemas
Com excepção de todos os outros"

"A Democracia é também
Uma mãe mais doce que o mel
Só que às vezes Abel mata Caim
Caim mata Abel"

Por isso é tão importante continuar a relembrar a Revolução dos Cravos e contá-la às gerações vindouras e mostrá-la (Nota mental: oferecer este livro e mais este à M.).

24 abril 2009

ainda...


Ainda da Páscoa...

Lata reciclada usando uma mistura entre o tutorial do frasco/alfineteiro e do cestinho para costura que postei aqui.

23 abril 2009

pin's


Já viram as novidades do catálogo?
Um dos crachás vai ser presente para uma amiga e fiz este embrulhinho reciclado a condizer. Como sabem ando muito pró-reciclagem (sempre fui na verdade, mas ultimamente tenho reciclado mais nas manualidades). Já tenho visto em vários blogs e acho uma ideia fantástica. Vou continuar a guardar os rolos de papel higiénico e do papel de cozinha. Acho que vou já começar a personalizá-los para o Natal e outras datas festivas. Aqui em baixo, a parte de trás do embrulho.

22 abril 2009

os sacos dos "hipers"



No Dia da Terra (Earth Day) tinha que trazer um tema ecológico. E, como tal, resolvi falar-vos de um tema que me parece mais uma incongruência das tantas (demasiadas) que há neste país. Ainda hoje recebi mais uma vez este mail.
Hoje, e cada vez mais, a ecologia é assunto do dia. Os sacos plásticos grátis nos hiper -mercados, por consequência, também o são. Há alguns “hipers” que andam a avaliar a hipótese de deixarem de “oferecer” sacos para as compras dos seus clientes. Outros, nalgumas caixas “oferecem-nos”, noutras supostamente ecológicas, não.
Eu adoro a ideia de levar o saquinho de pano a passear às compras. Até há uns bem discretos e até algo másculos, acrescentaria eu, para os homens, para que não se sintam constrangidos com um saquinho de pano às compras. Mas planeta, tu desculpa-me a falta de sensibilidade (e quando digo planeta refiro-me a mim própria, aos que me são próximos, afastados, e até aos desconhecidos), mas não vejo com muito bons olhos enfiar uma garrafa de azeite, óleo, alguma bebida, detergentes líquidos, no meu saquinho bonitinho, que até dá para lavar (ok!), mas muito menos me estou a ver a misturar frescos com os detergentes e o pão e sei lá mais o quê naqueles outros sacos, grandes, impermeáveis, que se vendem nas grandes superfícies. Até já comprei um mas de tão grande acaba por não me dar jeito nenhum. Acaba por ter uso com a roupa saída do estendal.
Bom, mas já repararam certamente que alguns “hipers” estão a começar a cobrar os sacos que forneciam gratuitamente aos seus cliente. E também já devem ter reparado que na maioria dos hiper-mercados os sacos dizem ser 100% degradáveis. Alguns dos “hipers” que ou já começaram a vender os sacos ou os querem começar a vender, são exactamente os mesmo onde os sacos já são supostamente feitos à base de milho e por isso totalmente biodegradáveis. Agora levanta-se-me uma outra questão: se se degradam em pouco tempo (penso que nuns dois anos, parece que foi o que ouvi dizer) então a questão do plástico acumulado nas lixeiras do mundo não se põe. Qual é agora o motivo de quererem vender os sacos. Não me vão dizer que estes não são já mais do que pagos pelos clientes, pois não?

20 abril 2009

de mão na massa


Hoje trabalhámos com barro. Outro dia mostro os resultados.

18 abril 2009

pormenores



Mais uma cabeçada da M.! As nossas brincadeiras terminam sempre assim, com os meus óculos partidos. O que vale é que a armação segura-se mesmo só com uma haste. Depois, depressa perdi o norte à haste partida e andei quase um dia, feita maluca, com os óculos assim! :)
Lembrei-me tanto de uma professora de desenho que tive em tempos, escultora, toda artista, mesmo daquelas loucas perdidas na sua mente de artista, que andava com os óculos colados com fita-cola achando isso normalíssimo, como se o designer os tivesse feito assim mesmo. Enfim, pormenores!... Finalmente entendi-a.
A senhora dizia conseguir encontrar lugar para estacionar na zona da Junqueira, Lisboa, em plena hora de ponta, por intuição. [Eu saía de casa umas três horas mais cedo já a contar com as mil voltas que teria de dar à procura de um lugar em cima do passeio. Um arrumador com ar de quem está a ressacar, com o braço a balançar na direcção de um exíguo espacinho entre dois carros, era uma visão abençoada nessa hora. E tantas vezes ao chegar à escola via passar a professora com o seu ar esbaforido e alucinado, já em cima da hora, a conduzir e a fazer-nos sinais a dizer: "- Não se vão embora que eu já cá estou!". E passados no máximos uns cinco minutos lá aparecia ela à porta da sala.] Talvez não fosse bem intuição. Talvez ela quisesse dizer mais pensamento positivo, visualização. Cada vez a acho menos louca. Cada dia compreendo mais o quão ignorante eu era e ainda sou. Agora entendo que ela não ligava a pormenores mas ao todo. O que é uma haste de óculos colada com fita-cola perante o equilíbrio das energias do Universo?!...
Por isso, professora Rosa Fazenda, faça o favor de desculpar qualquer risinho parvo que eu tenha eventualmente deixado escapar ao ver os seus óculos. Provavelmente nem se apercebeu, sendo essas risadas mais um fútil pormenor...

17 abril 2009

Palmira - A Vingança da Gaiola!!!

Ahahahahah... A gaiola vingou-se!!! Ahh pois foi! A bandida da Palmira tanta mordida e coice lhe deu que desta vez saiu-lhe o tiro pela culatra, salvo seja! Quando cheguei ao sotão pela manhã, deparei-me com esta imagem...

...e a Palmira danada, é claro! Ri tanto!!! Ahahahah...
Esta história já virou trilogia!!! :oP
E para quem se estiver a questionar onde andava o "Senhor Mauzão" que não tomou providências, devo dizer que deixou de estar porque a Palmira já não lhe guardava respeito.


Para terminar aqui fica um muito obrigada à amiga Rita Merendeiro (Artes Romão) pelo desafio acompanhado de selo. A resposta ao desafio podem vê-la aqui ou aqui conforme queiram 6 segredos ou 6 coisas sem importância sobre mim, respectivamente. Obrigada amiga por te lembrares sempre de mim. Quem ainda não tiver respondido a este desafio e o queira fazer, sinta-se convidado.
Agradeço também à querida Mena, que no meio de um post lindíssimo sobre um dos castelos do Loire me atribuiu este selo.
Obrigada também a todos os que me têm deixado desenhos no painel de recados desenhados.

16 abril 2009

manta de retalhos (what's on my mind)

Hoje o post vai ser tipo manta de retalhos. Adoro mantas de retalhos, mas confesso que estes posts multi-assuntos não me agradam muito. Gosto mais de arrumar ideias uma a uma para serem de mais fácil pesquisa, caso o queira mais tarde. Mas há tantas coisas que aqui quero pôr... Já sabem que este blog é tipo o meu diário, então não quero deixar de aqui registar estas coisas todas. Dou já a dica: se quiserem espreitar as fotos das novidades Bem-Trapilho, vão directos ao final do post. Comecemos!

Anteontem, em conversa sobre catástrofes naturais que o pai cismou de ter com a M. à hora do jantar (e eu a dizer-lhe que provavelmente ela iria ter pesadelos, mas enfim...), sobrou para mim na hora de a deitar. E agora a M. anda muito empenhada em arranjar inventos que previnam e/ou suprimam os efeitos das catástrofes naturais. Então, como eu ia dizendo, na hora de deitar lembrou-se:
M. - Já sei o que podíamos fazer para os prédios altos não caírem quando há terramotos.
Eu - Ah sim? O quê?
(Pensei que lhe ía sair uma ideia tresloucada como as do Sid no final de cada episódio. Ela adora o Sid Ciência, pena que à hora que dá já não vai conseguir ver. Aqui o site PBS Kids na parte dedicada ao Sid Ciência de que eles tanto falam no final de cada episódio.)
M. - Podíamos pôr umas molas por baixo dos prédios e assim quando o chão tremia os prédios ficavam a saltitar e não caíam.
Eu - :oO (fiquei completamente boquiaberta)
Wow!!! E os engenheiros levaram tanto tempo a perceber isso e a pôr a ideia em prática!!! Chega-me aqui uma pirralha de seis aninhos e diz-me, por outras palavras, que se pode pôr uma espécie de amortecedores nos prédios!!!

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Depois da reflexão de há dois dias sobre Albert Einstein chegou-me um mail através da Albana onde pude ler mais algumas frases do génio:

"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

"O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente às possibilidades infinitas. O que é um Homem sem sonhos?"

"Não sei com que armamento se combaterá a Terceira Guerra Mundial, mas a Quarta Guerra Mundial será combatida com paus e pedras." (Esta deve ter sido em consequência da Bomba Atómica. Esperemos que se engane redondamente.)

Ainda a propósito de Einstein, reli este post da Mena onde encontrei uma historieta bem curiosa e engraçada sobre o "mestre". Pelo pouco que conheço do seu sentido de humor não me custa nada a crer que se tenha realmente passado assim.

Obrigada queridas pela colaboração!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Também no blog da Mena vi esta versão ao vivo do "I'm Yours" de Jason Mraz, que é puro delírio, amei amei amei e tive de trazer para aqui:

É puro bom feeling, não concordam?

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
De um outro blog trago-vos a História do Indiozinho mimada com sons corporais. É uma delicia para fazer com os mais pequenos. Obrigada Célia, continua o bom trabalho!

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Agradecimentos:
- À Vanessa pelos dois selos.
- À Bekas pelo Butterfly Award.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
E agora, e finalmente, fiquem com as fotos de algumas das muitas novidades da Colecção Fimo Bem-Trapilho:




... no catálogo!

Mais assunto teria se quisesse, mas a manta já vai longa. A culpa é da Primavera que me deixa sempre assim, acelerada, com a cabeça a fervilhar de ideias...

14 abril 2009

reflexão - UM (4ª parte) - Einstein

Pensavam que já me tinha calado com as reflexões sobre o "Um"? Não, amigos. Como vos disse, este livro tem tanto para explorar, que se fosse para aqui transcrever todas as passagens que me interessam no livro, transcrevê-lo-ía na íntegra! É vão seguir-se mais, por aqui.
Hoje trago-vos o "Um" a entrar pelo campo da Física Quântica:

"- Lembras-te do que Albert Einstein disse? «Para nós, físicos crentes», disse ele, «a distância entre o passado, o presente e o futuro é apenas uma ilusão, muito embora seja uma ilusão obstinada.»" (pág. 222)



Ainda a propósito de Einstein, fui buscar um livro à biblioteca para a M. sobre este mestre pensador. O livro chama-se “Um Rapaz Invulgar – O Pequeno Albert Einstein” de Don Brown (de Ana Paula Faria – Editora, 2005).
Tanto eu como a M., gostámos bastante deste livro. Bom, eu talvez um pouco mais do que ela, porque sou absolutamente fascinada pelo homem e o seu génio. Quanto mais sei sobre ele e sobre os seus estudos mais fascinada fico.
Agora, ficámos a saber que Albert foi um bebé gordo e cabeçudo (com a cabeça maior do que o normal, o que levou os pais a perguntarem ao médico se estaria tudo bem com a criança). Começou a falar tarde. Era terrível para a irmã mais nova. Detestava ser contrariado. Quando o era tinha verdadeiros ataques de fúria. Teve até uma professora particular (contratada para o preparar para a escola, por isso calculo que ele estaria ainda em idade pré-escolar) que fugiu a sete pés depois de ficar aterrorizada com o seu temperamento. Adorava construir castelos de cartas. Gostava de música. Tocava violino, especialmente as composições de Mozart. Na escola, era considerado um rapaz estranho pelos colegas, por não gostar de desporto. Saía-se bem nas disciplinas de que gostava mas desprezavas as outras. Quando os professores lhe faziam perguntas, demorava algum tempo a responder, o que não agradava aos professores, que chegavam a interrogar-se se ele seria “palerma” não só pela demora nas respostas mas também por ter o estranho hábito de repetir a resposta devagarinho para si mesmo.
Algumas frases atribuídas a Einstein nesta etapa da sua vida:
“Eu acredito que gostar (de uma certa coisa) ensina-nos muito mais do que o sentido de dever – pelo menos no meu caso.”
“Os métodos de ensino estúpidos e mecânicos causam-me grandes dificuldades.”
“Preferia receber todos os tipos de castigo a aprender a papaguear coisas de cor”.
Esta parte evitei ler à M., pois difícil já ela é, e estando eu a mostrar-lhe o Einstein como um bom modelo, não convinha que ela lhe conhecesse a faceta de aluno mal comportado. O desinteresse de Albert pelo trabalho escolar e o seu ar distante, irritavam os professores.
Mas desde muito novo que meditava sobre questões inventadas por si próprio, tais como: “Como seria viajar num raio de Luz?”. Este homem era mesmo muito à frente!!! É por estas e por outras que eu não gosto de dizer à M. que isto ou aquilo é terminantemente impossível. Sei lá se é apenas a parca capacidade imaginativa dos seres humanos ditos normais que determina as possibilidades e impossibilidades. É engraçado que também sobre isto o “Um” me fez reflectir, sobre o que achamos possível e o que poderá existir para além disso mas que não percepcionamos apenas pelo simples facto de não o considerarmos possível.
Sem comparações, mas assusto-me ao notar alguns pontos de toque entre a personalidade da M. e o descrito neste pequeno livro como sendo a maneira de ser de Albert Einstein. O seu mau feitio, o facto de ter que ser tudo ao jeito dela, o desafiar constante dos métodos de ensino e autoridade dos professores e educadores em geral, e até isto de repetir as respostas e não só, por exemplo palavras difíceis que lhe digo e lhe explico o significado, logo depois ela fica a dizê-las baixinho para si própria.).

~ * & * ~

Uma nota final para agradecer à Anna os dois simpáticos selos que me ofereceu.

13 abril 2009

coser e brincar



Em mais uma visita ao Peixinhos no Sotão, descobri esta actividade (com moldes e tudo para imprimir) para ensinar os mais pequenos a coser. Adorei e resolvi fazer com a minha princesa. Mas fizemos-lhe algumas alterações. Resolvemos fazê-lo em feltro e no final a M. inventou que o queria gordinho. Então acabou por ficar assim, um coelhinho (uma coelhinha, aliás!) para brincar. Ela fez os pespontos da cara, centro da flor e coração do mais pequeno. Eu só fiz o resto!



não é a primeira vez que vos falo deste blog. Há lá sempre muitas e boas ideias. A M. ficou feliz com esta.

12 abril 2009

a bela da cenoura


Este Domingo de Páscoa distribuímos cenouras biológicas. Lá andámos de cabaz na mão, de casa em casa, a distribuir as cenourinhas.

Muito rápidas e fáceis de fazer, lá saíram umas mais pequenas, outras maiores, umas mais gordinhas outras magrelas... Nem foi preciso molde nem nada. Foram feitas assim mesmo a olho. Cosi as duas partes do tecido laranja em forma de "V" e, em cima, cosi-lhes uma tira de tecido verde golpeada de modo a fazer aquelas farripas. Tive o cuidado de não rematar a linha com que cozi a "rama" e deixei as pontas grandinhas para poder puxá-las e fechar a "cenoura". Aproveitei e prendi na linha um cartãozinho a desejar uma Páscoa Feliz. Lá dentro coloquei vários tipos de amêndoas, ovos de chocolate e outras guloseimas. Achei que ficaram muito engraçadas.


Faço parte de um grupo de tutoriais no Flickr. Passem por lá e espreitem. Talvez encontrem algo que achem interessante. Até podem ingressar também, caso queiram partilhar PAPs. A minha "Serpentina de Luz" já lá está.
Descobri este blog com muitos tutoriais interessantes. Este outro onde se podem encontrar tantas tantas revistas de manualidades para downloadar. Este também cheio de boas ideias. Este praticamente só de tutoriais. Aqui tantos links a explorar... Eu ainda estou aturdida com tanta descoberta. Vou demorar um bom tempo a explorar isto tudo.

0^0 Páscoa Feliz 0^0


Desejos de uma Páscoa Feliz para todos vocês!

Para os amantes do look vintage, fica aqui um PAP de um postal de Páscoa retrô, reciclando alguns materiais de todos temos por casa.

11 abril 2009

reflexão - UM (3ª parte)

Mais do "UM":

«- Quando se ama alguém, quando se sabe que essa pessoa está apta a aprender e a crescer, libertamo-la. Como é que vocês podiam aprender, como é que podiam sentir as experiências por que iam passar, se soubessem que eu estava lá, como um escudo entre vocês e as vossas opções?» (pág. 152)

A parte difícil é perceber esse momento, em que o ser amado está pronto para aprender por si. Mas mesmo percebendo, não é nunca um momento fácil, para qualquer das partes.

10 abril 2009

reflexão - UM (2ª parte)

... Continuando a reflectir sobre o livro "Um" de Richard Bach:

«Criamos o nosso próprio meio ambiente. Obtemos exactamente aquilo que merecemos. Como é que nos podemos ressentir da vida que criamos para nós próprios? Quem pode assumir a culpa, quem pode colher os louros, senão nós próprios? Quem pode alterar, a qualquer momento que o deseje, senão nós?» (Pág. 80)

«Uma das formas de escolher um futuro é acreditar que ele é inevitável.» (Pág.158)

«- A mudança não leva tempo assim que se compreende o problema» (...) «Se alguém nos der uma cascavel, não levamos tempo a deitá-la para o chão, pois não?» (Pág. 181)

09 abril 2009

reflexão - UM

Hoje proponho uma reflexão.

Eu voltei a ler este livro* há pouco tempo e, apesar de já ter ficado fascinada por ele há não sei quantos anos atrás quando o li pela primeira vez, percepcionei-o agora de uma forma muito mais intensa. A idade e experiência de vida faz destas coisas. Por isso, quero aqui partilhar com vocês algumas das passagens que mais me fizeram reflectir. Não vos vou massacrar com todas elas de uma só vez (são muitas e acreditem que tive de usar o meu sentido de síntese para não anotar o livro inteiro!). Estes temas fascinam-me e o autor combina na perfeição um pensamento científico e espiritual. Há muito tempo atrás isto pareceria absolutamente impensável, uma combinação harmoniosa entre Ciência e Espírito, mas cada vez mais isso faz sentido. Lembro-me no "Anjos e Demónios" de Dan Brown, o padre/cientista a juntar ciência e religião, o próprio Einstein (fascinante) e as suas teorias de física quântica (anotar no caderninho mental: esta é outra das disciplinas que eu gostaria de estudar quando tiver tempo.). Aliás, o Albert Einstein vem à baila neste livro lá mais para o final, mas para já aqui fica uma reflexão mais do princípio do livro (pág. 77). Outras se seguirão.



«Existem grandes recompensas para aqueles que escolhem os caminhos elevados e difíceis, mas essas recompensas são escondidas por anos. Cada opção é feita numa cegueira indiferente, sem qualquer garantia do mundo que nos rodeia. (…) O carácter resulta de seguirmos o nosso mais elevado sentido do bem, de confiar em ideias sem se ter a certeza de que resultam. Um dos desafios da nossa aventura na terra é erguermo-nos acima dos sistemas da morte – guerra, religiões, nações, destruições – recusarmo-nos a fazer parte deles, exprimindo em contrapartida os seres mais elevados que sabemos ser.»

«Ninguém pode resolver os problemas de alguém cujo problema é não querer os problemas resolvidos!»

«Por mais preparados que estejamos, ou por mais merecedores que sejamos, só atingiremos uma vida melhor quando a imaginarmos por nós próprios e nos permitirmos tê-la.» (Este é mais um livro que muito antes da publicação d'O Segredo já abordava certos temas da mesma forma.)

* "Um" de Richard Bach, Publicações Europa-América.

08 abril 2009

formiguinha arrumadeira



Andava eu nas arrumações do sótão... pum... catrapum... pim-pum...
"- M.! O que estás a fazer?"
"- Estou a arrumar o meu quarto, mãe!"
Passado um tempo, dei conta de que andava na casa de banho. Fui ver o que se passava e quando cheguei ao quarto estava tudo em pé de guerra. Segundo a M. era para reorganizar o espaço, mas o facto é que tirou tudo dos armários e fez ainda mais confusão do que a que estava.
Na casa de banho queria molhar uma fralda de pano para limpar o espelho (lembram-se como ele estava?). Agora quer lá fazer os desenhos que aprendeu com a Carla Antunes. :)

Super Saldos!
Mais um artigo meu no Super Saldos! Vão espreitando, há sempre muitas novidades.

07 abril 2009

Aventuras e desventuras de Palmira, a coelha anã!


Depois desta primeira vez, a imagem já começava a ser habitual quase todas as manhãs. Noites agitadas, as da Palmira, em que revolucionava tudo cá no sótão. Passámos a fazer-lhe uma vedação com umas malas de viagem, que também já começam a estar todas roídas.
Agora arranjámos-lhe um "polícia", o "Senhor Mauzão" (mais conhecido por mealheiro Prático - o mais esperto d'Os Três Porquinhos*). Fica todas as noites ali encostado a "guardar" a gaiola e até agora tem cumprido os seus intentos. Mas a Palmira já está a ganhar confiança. Normalmente vínhamos encontrá-la no lado oposto da gaiola, o mais longe possível do porquinho. Agora, parece já não lhe ter tanto respeito.


* Link para a história contada aos mais pequenos.

05 abril 2009

férias...


As férias estão a ser o máximo!!! A M. tem andado a escapar à tangente a uma amigdalite, mas de resto tem feito imensas coisas interessantes.
Há dias foi a um atelier na biblioteca onde aprendeu mais sobre Hans Christian Andersen e fez um marcador de livros, para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil.
Ontem foi a mais um atelier, desta vez com a ilustradora Carla Antunes, talentosíssima e simpatiquíssima. Comprámos um livro maravilhoso ("Anjos" de Carla Antunes, Edições Nova Gaia) que gentilmente autografou com uma caricatura da M..


Hoje, no Rio Sul Shopping fez uma viagem à Lua!

Koon - Crianças na Lua, é uma iniciativa muito interessante que faz com que as crianças se sintam verdadeiros astronautas. Escusado será dizer que ela adorou!


Rapidinho ainda para agradecer à Monica a simpatia de me atribuir estes prémios. :)
E quero também agradecer os muitos desenhos que me continuam a deixar no painel aqui ao lado. Muito obrigada!

01 abril 2009

"Desenho ao Invés"


Hoje fomos ao ballet. Em Sesimbra, no Cineteatro Municipal João Mota, ver "Desenho ao Invés" pelo Quórum Ballet. Um espectáculo em que os espectadores eram também convidados a participar em palco com os bailarinos. Nas fotos a M. e outras crianças divertiam-se e divertiam a plateia. Mais tarde também alguns pais lá foram parar (eu incluída). Foi muito divertido!
Uma história muito bonita que fala de amizade e da procura do caminho para a felicidade. No final uma pequena conversa entre artistas e o pequeno público para esclarecer dúvidas ou curiosidades.
Uma iniciativa fantástica, que sensibiliza os mais novos para outro género de espectáculo que não apenas os desenhos animados transferidos para um palco (tipo "Disney On Ice", "Festival Panda", entre outros, que têm o condão de me aborrecer solenemente. Eu sei que há pais que até se divertem, mas para mim é uma seca tremenda!), com a mais valia de quebrar barreiras entre artistas e público, dando oportunidade aos pequenos de perceberem que estar em cima de um palco não é nenhum "bicho de sete cabeças". Isto tudo contando uma história bonita, pedindo a interacção do público, fazendo no final com que todos se abraçassem dois a dois (Os meninos que estavam à nossa frente não o fizeram! :o) Ficaram envergonhados por serem dois rapazes. Achei-lhes uma graça quando percebeam que era para se abraçarem!...).
A M. adorou e só estava a ver a hora em que podia saltar lá para cima outra vez! :) Já no caminho para lá, sem ainda saber que teria essa oportunidade, me dizia "- Mãe, eu também gostava de ir para o palco!".
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin