31 janeiro 2011

de volta a Espichel



Há muito que já lá não íamos.
Voltámos.
Estava muito frio e vento, como é habitual no Cabo Espichel.
Tinha ouvido dizer que estavam a recuperar os edifícios lá existentes.
Em vez disso, o que por lá vi, foram portas e janelas tapadas, prevenindo uma mais rápida degradação. É um começo. Mas recuperação, para mim, tem um significado bem diferente.
Talvez estejam à espera de melhores dias, economicamente falando.
Mas encontrei também uma dinamização inesperada no cabo. Uma lojinha de artesanato marítimo nas arcadas, uma pequena feira de artesanato idêntico, a igreja aberta a visitas, atrelados de farturas e coisas do género...
Ficou a ideia de voltar novamente, com o tempo menos frio, para explorar a descida da encosta até ao famoso trilhos de pegadas de dinossauros.















29 janeiro 2011

na forja...



Está tão atrasado o calendário de ideias...
Desculpem, acho que ainda não vos falei deste novo projecto, pois não? Só falei no Bem-Trapilho. Trata-se de um calendário/agenda, recheado de boas ideias para actividades educativas com crianças. Imprescindível para pais e educadores! Mas já estamos quase quase em Fevereiro e ainda só agora começou a ganhar cor, imaginem!!! Alguns pormenores técnicos têm-me atrasado também. As ideias, essas, fluíram em catadupa. Agora penso que já deve ser um processo relativamente rápido. Só falta terminar a concepção e resolver as tais questões técnicas que não dependem de mim. A seu tempo dar-vos-ei mais pormenores e no final contarei com a vossa ajuda na divulgação, boa?

23 janeiro 2011

ambiente, contas de vidro, decoração e uma surpresa

environment, beads, decoration and a surprise

Ainda é muito pertinente relembrar estes números.
Espero ver o dia em que assim não seja.
It is still very relevant to remember these numbers.
Hope to see the day that is not so.






Um site onde a artista mostra as contas de vidro que faz. Lindas!!!
Sou, desde que me conheço, fascinada pelo trabalho do vidro. Lembro-me de ver com a maior das atenções as reportagens sobre a Marinha Grande, na televisão.
A site where the artist shows the glass beads that she makes. Beautiful!!!
I am, since I know myself, fascinated by the work of the glass. I remember seeing with absolute attention the reports about Marinha Grande, on television.




E já agora, alguém me diz como se inclui uma coisa destas na decoração de uma sala?
By the way, can someone tell me how to include such a thing in the decoration of a living-room?




E ainda um beijinho especial à Ti Coelha, que conheci pessoalmente hoje, por acaso, em passeio. O mundo é mesmo um ovo! :)
And still a special kiss to Ti Coelha, whom I met today, casually. Small world! :)

compreensão

A fazer zapping, logo pela amanhã, tropecei nesta frase nalgum canal: "A compreensão é o motor da mudança" (para melhor, acrescentaria eu).
Não devem ter sido estas as palavras exactas que ouvi, mas era este o conteúdo. Naquele momento fez-se luz na minha mente. Realmente, quando se sentem compreendidas as pessoas deixam de fazer o que quer que fosse que costumavam, simplesmente para sentir que o seu ponto de vista era entendido. Atenção, que ser compreendido não significa necessariamente que concordem connosco, mas apenas que percebem o que nos motiva. E isso já é tanto. Porque é que é tanto, não sei. Deixemos esse tipo de análises para os profissionais de psicologia. Mas é o que a maioria dos seres humanos busca, estou certa.
Tenho a certeza de que se todos se sentissem compreendidos, o mundo seria um absoluto sossego. Ahhh, e não me venham cá com tretas de que "assim seria uma pasmaceira" e "que graça teria um mundo absolutamente sem conflitos"...
Contudo, e por muito que acreditemos que as nossas atitudes são consequência da nossa personalidade (claro!) em conjunto com os estímulos que recebemos dos outros, acredito que se nos tentarmos mudar a nós próprio, para sermos mais pacientes, menos exigentes (inclusive connosco próprios), mais tolerantes, e, mais importante, fazermos o outro compreender que é compreendido por nós (e aqui é que reside a maior dificuldade, na minha opinião) o outro também terá vontade de mudar. É claro que, estando a falar de seres humanos, contem com excepções para confirmar a regra...

A propósito:


[James Morrison - Man in the Mirror]

21 janeiro 2011

sessão "nostalgia" ou "oceano pacífico", como preferirem... ;o)

Porque há muito que não vos dou música... :)


[Duffy - Warwick Avenue]


[James Morrison - If You Don't Want To Love Me]



[Aurea - Busy (for me)]

Aurea, portuguesinha de gema! Grande estreia esta.

Não, não estou deprimida nem mal de amores. :) Só estou cansada, com sono, a apetecer-me uma música calminha... no relax antes da caminha.


[Sheryl Crow - Strong Enough]

Just for fun...


[Alanis Morissette - Ironic]

Ohhh a Alanis... Que boas recordações! Da Alanis podia aqui pôr tanta coisa...


[Alanis Morissette - Perfect]

Fica aqui a nota para me lembrar, noutro dia, de fazer mais um post dedicado à música dela.

20 janeiro 2011

flocos de neve



Simples e lindo o efeito que fazem alguns recortes numa folha branca de papel.
A história* lida na biblioteca falava de terras geladas. Muito a propósito, fizemos flocos de neve. Não ficaram lindos?






Inspirada pelos recortes, pela magia que fazia aparecer estes lindos rendilhados, pela brancura nas formas, uma das crianças (com 5 anos) criou esta obra. Fez uma coroa de papel, fez a boneca e colou no cenário. (Fez-me lembrar uma outra originalidade no modo de ilustrar uma história.)



*

19 janeiro 2011

dos reis



Como podem imaginar, isto já é do Dia de Reis na Biblioteca. E só hoje, com a M. mais uma vez em casa com uma irritante febre que aparece e desaparece, dia sim dia não, até que finalmente se revele a doença, é que tive tempo de aqui postar para vo-los mostrar.
Muito simples de fazer: corpo de iogurte líquido; roupas e mantos de papel de seda rematado com fio de algodão; cabeças de papel amarrotado com um toque de tiras de papel de jornal embebidas em cola branca e depois de seco, tinta acrílica; coroas de cartolina e olhinhos plásticos.



Cá em casa também comemorámos o Dia de Reis com a chegada dos ditos ao presépio. E por trás da vaquinha podem ver que o presentinho da M. não ficou esquecido.



Ficou toda contente com um baton destes. Ela agora é "uma menina crescida e por isso é mais vaidosa" - palavras da própria. ;)

17 janeiro 2011

registando...

noting...



Ainda do Natal: enfeites que a M. colou e desenhou no espelho da avó e que eu fotografei enquanto ela pseudo-fotogrfava (ideia da própria).
Still from Christmas: decorations that M. pasted and drew on grandmother's mirror and I photographed while she also photographed it (her very own idea).



No catálogo: um novo colar, que para já não tem substituto disponível, e sem esquecer dos artigos em promoção até 14 de Fevereiro.
In the catalog: a new necklace, which for now has no substitute available, and not forgetting the articles on sale until Feb. 14.

E um link para um blog que me inspira sempre que por lá passo: Genine Art Blog, onde encho a alma de beleza.
And a link to a blog that inspires me whenever I step there: Genine Art Blog, where I fill my soul with beauty.

15 janeiro 2011

promoções bem-trapilho e ajudante pasteleira



Atenção às novidades no catálogo!
Há promoções até ao Dia dos Namorados.
E ainda há uma agenda para 2011.



E ainda uma nota sobre o Natal.
Porque demoro a conseguir regressar ao ritmo habitual.
Porque ainda ando a organizar ideias.
Fizemos bolos, bolachinhas, tortas... Mas isso já sabem porque já viram as imagens. Faltava só mostrar-vos o making of.

12 janeiro 2011

a caminho da escola



No caminho até à escola continuamos a aprender a olhar para tudo à nossa volta com outros olhos.
Normalmente eu chamo-lhe à atenção para pormenores que ela ainda não reparou, outras vezes é a M. que o faz comigo.
Hoje fizemos questão de reparar em coisas bonitas.
A luminosidade do Sol logo de manhã é fantástica para mostrar a beleza de tudo.
Mal saímos de casa reparámos como o musgo, entre as pedras da calçada, brilhava. E as ervinhas todas em geral... Muito brilhantes, vistas à transparência, com o solzinho por trás. Lindo!
Temos visto, cheias de contentamento, como há camélias todo o ano. E que lindas que são! Temos observado os botões a desabrochar lentamente, de dia para dia.
A foto já foi tirada há algum tempo. Hoje, só mais tarde pusemos a vista em cima das galinhas. De manhã, não as vimos a tomar o pequeno-almoço, na sua cozinha (como a M. chama ao sítio onde as vimos algumas vezes pela manhã). :)

07 janeiro 2011

tardes na biblioteca



N
a biblioteca temos continuado com projectos muito interessantes, lúdicos e educativos.
No outro dia, contei-lhes "Stella, Rainha da Neve" e fizemos uma paisagem com neve de algodão. Ficou tão gira!



Doutra vez, fizemos pom-pons. Parecia magia, quando cortámos os fios de lã e surgiu um fofinho colorido com este ar todo patusco. As meninas nem queriam acreditar que aquela rodela de lã enrolada se pudesse transformar numa bolinha tão divertida. Adoraram!



Ficámos a saber quais as vantagens de ter um rinoceronte de estimação...



... decorámos a árvore de Natal...



... e conhecemos o nosso escudo.



Referências Bibliográficas:
Stella, Rainha da Neve, texto e ilustrações de Marie-Louise Gay, Livros Horizonte, 2005.
Quem Quer um Rinoceronte Barato?, texto e ilustrações de Shel Silverstein, Bruaá Editora, 2010.

Já agora espreitem este link onde podem folhear não apenas o Quem Quer um Rinoceronte Barato? de fio a pavio, como muitos outros da Bruaá. Como por exemplo A Árvore Generosa, do mesmo autor, e de que vos falei aqui.

06 janeiro 2011

malangatana



A minha singela homenagem ao pintor, com quem me cruzei uma ou duas vezes apenas, em lojas do Príncipe Real, mas que me impressionou não somente pelo seu talento, mas também pela sua simpatia irradiante. Hoje, vi aqui apelidarem-no de "o embondeiro da arte moçambicana". Acho que o título não poderia ter sido melhor escolhido, não apenas pela sua arte como pela sua imponente figura. Foi uma pessoa, que então eu só conhecia de nome, e que bastou olhá-lo uma vez para simpatizar de caras com aquele gigante ao meu lado. Eu minúscula formiguinha me senti. E nisto das primeiras impressões eu costumava achar que me enganava facilmente. Com o tempo, tenho vindo a perceber que devo dar mais valor às minhas intuições e primeiras impressões. Tenho aprendido a valorizar mais a minha sensibilidade do que a racionalidade, que teima sempre em querer impor-se.

05 janeiro 2011

"bolinhos" de arroz

rice "cookies"



Quando a M. começou a comer alimentos sólidos, o arroz era dos poucos que não se recusava a pôr na boca. Uns anitos depois deixou de o ser e passou a figurar na lista dos alimentos prescritos. Sinceramente, nunca percebi porquê. Agora, há dias atrás, viu numa publicidade um "bolinho" de arroz. Ficou encantada, apesar de eu lhos ter feito diversas vezes quando ela era pequena, para ver se a convencia a comer. Pelos visto já não tem memória disso. Então voltei a fazer-lhos. Comeu e adorou! E eu ainda lhe perguntei:
- Querida, assim é que o arroz sabe bem, não é?
- Hum, hum... - respondeu, acenando afirmativamente com a cabeça.
Então aprendi que arroz em "bolinhos" sabe bem e arroz "normal" não. :)
When M. began to eat solid food, rice was one of the few which she didn't refuse to put in her mouth. After a few years she stopped eating it. Honestly, I never realized why. Now, a few days ago, she saw in an advertisement a rice "cookie". She was delighted, though I have done it several times when she was little, to see if I persuaded her to eat. Look's like she doesn't have memory of that . So I made the "cookies". She ate and loved it! And then I asked her:
- Dearest, the rice tastes good like this, doen't it?
- Hum, hum ... - she replied, nodding her head.
Then I learned that rice in cookie shat is delightful and in normal shape doesn't. :)
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin