31 março 2011

manta de retalhos (what's on my mind II)

Saudades da blogosfera!!!
Ando tão arredia por estes tempos! Saudades, mesmo.
Mas enfim, vai-se fazendo o que se pode.



Por hoje, trago-vos uma pomba da paz, feita num misto de técnicas. Um pequeno retalho de tecido que a M. levou para a escola, com a finalidade de integrar uma manta.

***

E a questão do til (~) ainda não está esclarecida na minha cabeça. Ainda não tive tempo para investigar à séria. Quem quiser contribuir para o meu esclarecimento, faça o favor de clicar aqui. Obrigada!

***



Não quero terminar o post de hoje, sem antes referir e homenagear um artista que (tal como este) também me reporta aos meus tempos de estudante de artes, e que desapareceu desta vida há dois dias atrás. Recordo uma exposição*, salvo o erro no CCB, que visitei com a melhor amiga de então e companhia habitual nas visitas a exposições e museus. E uma outra, uma das minhas primeiras visitas em dia de inauguração, de que não gosto nada, numa galeria lá para os lados da Trindade (Lisboa). É ele Ângelo de Sousa, que me surpreendeu ontem, com um documentário que adorei na 2:. Deu-me vontade de hibernar, de me tornar eremita e ficar horas a fio a desenhar, pintar, explorar técnicas e processos, repetir vezes sem conta até que a exaustão do motivo me diga quando parar... Coisas que conto vir a fazer num futuro ainda longínquo, quando for velhinha e menos responsável dos que me rodeiam. Fiquei também com vontade de me embrenhar pela arrecadação adentro, em busca de esquissos antigos, desses tempos em que experimentei entregar-me, na quase totalidade de horas que tinha o dia, à arte. Mas a falta de tempo de agora não mo permitiu. Quem sabe em breve e aí, já sabem que vos mostrarei alguma coisita. Mas por agora vejam aqui muitas obras de Ângelo de Sousa, dos vários caminhos que percorreu ao longo do seu grande percurso pela arte.

* Desta exposição em particular, mostro-vos uma das obras do Ângelo, que me revoltou muitíssimo na altura e ainda hoje me revolta. Revolta porque me enche de inveja. E talvez neste assunto seja das únicas vezes em que a inveja em mim não é "da boa". Porque também eu queria poder dedicar-me de corpo e alma a um experimentalismo tão atroz. Sem medos de que me considerassem louca por valorizar uma expressão a que muitos outros pudessem não atribuir valor algum, mas que "os meus pares" afirmassem ser "arte".

27 março 2011

de volta à ilustração



Impera-se este grito de raiva quando hoje, de volta àquele meu projecto de ilustração (vejam mais dele aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui), descubro que afinal o famoso til (~) já não é considerado um acento, mas sim um sinal gráfico. Pelo que vi no manual escolar da M., embora os acentos também sejam considerados sinais gráficos, ficam numa categoria diferente da do til.
Professores(as) que me lêem, por favor, peço-vos encarecidamente que me esclareçam nesta questão: Podem ou não considerar-se como acentos da Língua Portuguesa o til, o agudo, o grave e o circunflexo?
Então ando eu preocupadíssima a escrever um conto para arranjar uma maneira mais lúdica de ensinar à M. e a todas as crianças que o venham a ler, para que serve a acentuação das palavras, e agora que já estou na fase de ilustração é que descubro que afinal o til me pregou uma partida?! E olhem que pesquisei bastante antes de começar a escrever, como aliás faço sempre que tenho uma ideia para algum conto, mas nunca me questionei sobre se o til seria ou não um acento. Bolas para a prepotência da danada da ignorância! Sócrates, (não este de agora, mas o outro de há muitos anos na Grécia), é que a sabia toda ao afirmar: "Só sei que nada sei". Nem mais!!!
Agora não, que já é muito tarde, mas amanhã tenho que investigar melhor este assunto.

23 março 2011

conversa com a amiga lua



Como sabem, a M. é uma miúda curiosa. Adora os livros da colecção do Professor Genius. Este é "O Meu Álbum do Unverso" (Impala Editores, 2006) e ela tem-nos volta e meia como livro de cabeceira. Já leu tudo sobre os planetas do nosso Sistema Solar. Descobriu que alguns têm o dia maior do que o ano. Aprendeu como se formou o próprio Sistema Solar. Sabe que Urânio gira praticamente deitado. Ficou a saber que há mais planetas com "anéis", para além do sobejamente conhecido Saturno. Enfim, tem sido um livro excelente para lhe saciar a curiosidade (a ela e a mim, diga-se de passagem!).



No outro dia, o dia em que a Lua iria estar no ponto mais próximo à Terra em 18 anos, a M. quis ir observar o céu nocturno por conta própria. Apareceu-me com este livro como manual, uma pequena lanterna para conseguir ver o livro quando precisasse e eu só tive de lhe vestir um casaco. E lá foi ela para o quintal. Passado pouco tempo apareceu-me de novo a perguntar:
-Estamos no hemisfério Norte ou Sul?
Já deveria saber isto, pois já tínhamos falado sobre o assunto, mas compreendo que os conhecimentos ainda não estejam solidificados na curiosa cabecinha. Depois de saber que estavamos no hemisfério Norte, lá voltou para o quintal, para tentar identificar algumas constelações. Segundo ela, conseguiu identificar pelo menos a constelação de Virgem. Eu fiquei com dúvidas, mas ela lá esteve entretida durante um bom tempo. Às tantas, estava a ficar um pouco frustrada com a má visibilidade que os aglomerados habitacionais provocam. Dei-lhe a ideia de mudar de objecto de estudo, já que entretanto a Lua tinha subido no céu (o que contribuiu para uma ainda maior iluminação). Ela gostou da ideia e começou uma longa conversa com a Lua. Segundo ela, jamais irá esquecer este dia, em que contou histórias à Lua (como a dita tanto gosta). Falou-lhe do seu nascimento, já que segundo a M. ninguém se lembra de quando era pequenina, e por isso a Lua também estaria curiosa acerca do seu nascimento.



E eu gosto muito de a ver curiosa e a fazer esforços no sentido de satisfazer essa curiosidade.
Procurar estrelas no céu pode ser uma interessante e bonita actividade para se fazer em família. Uma sugestão para as noites quentes de Primavera/Verão.

21 março 2011

Dia da Árvore



E porque hoje é o Dia da Árvore, oficialmente o primeiro da Primavera, conto-vos o que a M. fez há uns dois ou três dias.
Mais o pai, resolveu semear flores. Já tinha feito essa resolução há dias e andava num desassossego...! Comprou a pequena floreira com o dinheirinho da semanada, comprou as sementes e chateou a cabeça ao pai até ele finalmente ir tratar do assunto com ela. Esperamos brevemente ter aqui Portulacas para vos mostrar.

18 março 2011

supermoon



Nem de propósito!
Fiquei hoje a saber, que amanhã, 19 de Março de 2011, a lua estará no ponto mais próximo da terra em 18 anos. Está em Lua Cheia, imaginem! E com o céu lindo e limpo como está ainda aparecerá aos nossos olhos com maior esplendor do que é habitual.
Ao que parece, acredita-se que esta lua vem iniciar uma nova fase para a humanidade: uma fase mais espiritual e menos materialista, com diferentes intensidades nas diversas pessoas, dependendo dos diferentes graus de consciência que tenham.
Ora, eu que não sou nada dada a estas coisas de adivinhar o futuro nos astros (podem ter até ficado com essa impressão depois da conversa de ontem, mas de facto não sou.) também acho que a humanidade está a mudar nesse sentido. è o que vejo, é o que sinto e é o que desejo.
Por isso, e respondendo-te mfc (dos meus mais fiéis comentadores por estes dias), sim acredito. Acredito numa consciência colectiva, acredito que alguma coisa temos que aprender nesta vida, acredito que para haver uma mudança são precisos muitos anos de preparação, acredito que já lá vão muitos anos de muitos erros, de muitos apelos, de muitos acontecimentos desumanos.
Entretanto, enquanto não se vê assim tão bem a mudança, apreciemos esta Superlua (parece que é assim que se designa este fenómeno), linda e esplêndida, amanhã.

17 março 2011

"Fukushima 50"



Heróis reais, de carne e osso, dos nossos tempos. Não apenas 50, mas ao que parece 180, embora entrem na central nuclear em equipas de 50 para se revezarem a cada 15 minutos, tempo máximo suportável num ambiente tão letal.
Deixo aqui expressa a minha imensa admiração por estes homens.
Vêem-se atitudes do género nos filmes, mas estes acontecimentos são bem reais. Acredito que se venha a fazer um ou até vários filmes tentando retratar os dias trágicos que estes homens estão a viver neste momento. Esperemos que os seus esforços surtam o efeito desejado.
E o povo japonês em geral, que lição de civilidade estão a dar ao mundo. É nos momentos de grandes provações que se vê o carácter das pessoas, neste caso não apenas de pessoas individuais, mas de um povo de milhões de indivíduos.
Notícias como esta fazem-me acreditar em mudanças, para breve e para melhor, no mundo. E não estou apenas a falar de atitudes. Esta catástrofe toda está a despertar consciências, está a fazer repensar decisões arriscadas até aos mais seguros governantes. Aliás, não apenas estas notícias, porque já repararam certamente que o mundo atravessa uma era de mudança espiritual, política, de prioridades... Quer dizer, assim espero, que as prioridades do ser humano deixem de ser as materialistas do costume.

16 março 2011

semear ideais

Projectos para o futuro impulsionam-nos a vida. Projectar faz-nos ter mais vontade de levantar da cama pela manhã, mesmo que o sono nos teime em puxar as pestanas para baixo. Projectos são vontade de futuro. Gosto de fazer projectos e chateia-me profundamente ter de os deixar para trás. Haverá melhor satisfação do que poder concretizá-los? Só talvez mesmo vê-los crescer e dar frutos.

“Semeia um pensamento e colherás um desejo;
semeia um desejo e colherás a acção; semeia a
acção e colherás um hábito; semeia o hábito e
colherás o carácter.”
Tihamer Toth

“Se os teus projectos forem para um ano,
semeia o grão. Se forem para dez anos, planta
uma árvore. Se forem para cem anos, educa o
povo.”
(Provérbio chinês)

14 março 2011

a natureza que nos rege

Por aqui já se notam sinais de Primavera. Como de costume chegam antes da dita chegar oficialmente. Cerca de duas semanas antes, começo a notar que o pólen amarelo dos pinheiros invade o ar e consequentemente o chão, por aqui. Com as chuvas destes dias, fica assim uma espécie de papa amarela por todo o lado. Mas pelo menos o ar anda mais limpo, as alergias menos atiçadas e as temperaturas mais amenas.
Já no Japão, ao que dizem, parece estar muito frio. Mais um infortúnio depois de um mega-terramoto, um super-tsunami, explosões em centrais nucleares, um vulcão que ameaça entrar em erupção... Parece que a cada manhã, mal acendo a TV, os Japoneses estão um pouco mais aflitos. Contudo, não deixa de ser espantosa a forma como aqueles arranha-céus resistiram a um sismo classificado com 8.9 na escala aberta de Richter. Parece mesmo boa a ideia da M. para inventar prédios à prova de terramotos.
De novo por cá, o maridão descobriu no Le Figaro umas imagens bastante esclarecedoras sobre a devastação causada pelo tsunami. Cliquem aqui e desloquem a barra branca no centro das imagens, para a esquerda e para a direita, para compararem o antes e o depois.

13 março 2011

<| orientação |>



Nas arrumações encontrei esta montagem feita pela M., para usar nas suas brincadeiras com a bonecada. Adorei os pormenores e trouxe para vos mostrar.
Fez-me recordar as minhas próprias brincadeiras em criança, em que inventava acessórios com os mais variados materiais. Ela tem milhentos brinquedos, acho sinceramente que já são demasiados, mas felizmente não perde a capacidade de inventar acessórios para complementar as brincadeiras.

12 março 2011

09 março 2011

no blog dela...



... há uma experiência muito interessante. Comprou um novo livro sobre ciência para crianças curiosas, com experiências caseiras. Começámos por experimentar transformar as gominhas pequenas em gigantes e apetitosos ursos. Não resisti a prová-lo mas, blarrrggg, não sabia a nada! No blog da M. podem ver todos os pormenores, com a explicação do livro e tudo.

cool

Mais um registo deste Carnaval: M., a rockeira!




07 março 2011

do espelho e do sorriso



Ainda não está na parede mas mostro-vos o aspecto com que ficou.
E esta foi a madeira que comprei para fazer a moldura. Mais explicações sobre este projecto = aqui = .



E aqui, um vídeo muito interessante. Aconteceu em São Paulo (Brasil) e encontrei-o aqui. Um sorriso é algo que uso regularmente, até para mim própria quando estou só. É uma fantástica terapia. Faz milagres. E se os faz com uma pessoa, imaginem o que não faria com toda a humanidade. Experimentem!

04 março 2011

Já é Carnaval!



Foi hoje o desfile de Carnaval das escolas. Miúdos e graúdos, lá andavam todos felizes e coloridos. As turmas do agrupamento da escola da M. formaram um pomar salpicado de lindas flores.



Eu ajudei um pouco na confecção dos fatos. Era muito trabalho para duas professoras já de si muito ocupadas. Montei os chapéus (flores e árvores) que depois foram decoradas pelos próprios alunos.



A M. quase não participava. Uma má disposição repentina fê-la passar a noite quase toda a vomitar, e a tomar banho, e a secar o cabelão compridão, e a fazermos a cama de lavado, e a trocarmos três vezes de pijama, e a ficarmos acordadas a ver DVDs e a ler...
Pela manhã tentámos dormir mais um pouco (leia-se: "tentei"), mas, ou porque o telefone tocava, ou porque a M. estava com a espertina, não foi possível. :( Lá ganhei coragem e levantei-me para que, com a M. já recomposta da má disposição, ainda fossemos ver pelo menos as árvores e as flores desfilar. Chegados lá, vimos a querida professora, que, não se esquecendo da M., lhe levou o fato na esperança que ela ainda aparecesse. E assim lá pôde a M. desfilar toda contente neste Carnaval.

03 março 2011

sugestão para o carnaval



Uma singela sugestão para este Carnaval: Óculos Primavera.
A base é uma armação de óculos 3D, daqueles que somos obrigados a comprar de cada vez que vamos ao cinema com os miúdos (já que agora os filmes para eles são todos em 3D).



Os moldes para as flores e hastes estão aqui:



De execução fácil e rápida. Para miúdos ou graúdos, dos que já não acham muita graça a usar fatiota completa.

02 março 2011

a limpar o espelho



Hoje ando ocupada com este projecto. Já o comecei há muito. Comprei um espelho baratucho e pintei-lhe a moldura. Depois não gostei do resultado. Resolvi fazer-lhe uma nova moldura para aplicar sobre a original. Comprei ripas de madeira trabalhada. Convenci o marido a ajudar-me a fazer os cortes em esquadria para montarmos a nova moldura. Forrei-a com tecido. Mas, na hora de limpar o vidro da cola deixada pela fita isoladora que usei aquando da pintura da moldura, a danada não saía por nada desta vida. Experimentei vários produtos e nada! Larguei o projecto durante um monte de tempo. Acho que era para ter ficado pronto no Natal passado. Hoje lembrei-me de tentar limpá-lo com um detergente desengordurante forte. E não é que resultou?! É verdade! E sem muito trabalho. Então, animada com o avanço obtido, puz mãos à obra e já estou quase a terminar de colar a corda para rematar o trabalhinho. Está quase, quase pronto. Depois mostro-vos.
Aqui em baixo: conseguem ver as marcas de cola junto à moldura do espelho?
Em cima: sou eu reflectida. :)

Aqui há gato!



Na biblioteca, contámos a história "Eu Quero um Gato" de Tony Ross (Editorial Presença, 1991) e fizemos os nossos próprios gatos. Foi uma diversão! :)



Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin