29 junho 2011

wrapping & recicling



Para a pulseira tive oportunidade de criar mais uma eco-embalagem. Como sabem adoro-as e não dispenso estas oportunidades. ;o)


26 junho 2011

a saia de ganga



H
á muitos, muitos anos (bom, nem tantos assim, porque afinal não sou propriamente pré-histórica, não é?!), teria eu uns 10 anitos, numa tarde de muito calor, entediada, sem saber o que fazer, num daqueles fins-de-semana solitários na casa de férias, longe dos meus amigos, resolvi sentar-me ao fresco, no carro, à sombra de um pinheiro, a decorar a sem graça, fora de moda e velhota saia de ganga que trazia vestida. Sim, isto tudo foi desenhado de pernas para o ar, rodando a parte de trás para a frente, de modo a não deixar partes por desenhar. Foi religiosamente guardada pela minha querida mãe, super-babada das artes da filha. Trouxe-a comigo quando mudei para a minha casa e reencontrei-a agora. Achei divertido trazê-la para vos mostrar.



Agora é a minha vez de ficar babada com as artes da minha filha. Quero mostrar-vos também o colar que ela fez para umas das suas Jewel Pets. Podem vê-lo melhor no blog dela.


nomenclatura



A M. é muito organizadinha com os seus ficheiros, no computador. Pesquisa o que lhe interessa e arquiva os resultados. Como podem perceber pelo seu blog (e apesar de não andar a ser actualizado), as Jewel Pets têm sido o seu interesse ultimamente, bem como a geologia. Mas focando-me por agora nas Jewel Pets, vejam só o conteúdo da pasta dela sobre este tema: cliquem na imagem para a ampliar. Fartei-me de rir com algumas das sub-pastas. Há uma que se denomina "porcarias". :) Nem me perguntem o que tem lá dentro! :S Mas a minha favorita é a "quero". :) Desconfio que seja das que esteja mais recheada...

23 junho 2011

de ❤



Um projecto especial para uma pessoa muitíssimo especial...
Com as contas pintadas à mão.
Já está no catálogo.

22 junho 2011

atelier: rabiscos



Na biblioteca, fizemos um exercício muito engraçado que pretende estimular a criatividade. A partir de um rabisco aleatório deve criar-se um desenho. Estes foram alguns dos resultados.
Gosto particularmente deste exercício e fiquei muito positivamente surpreendida.

E
agora aproveito para agradecer o simpático selinho com que a Flavia galardoou o meu blog/catálogo. Muito obrigada pela lembrança, querida.

20 junho 2011

quadro primavera



Mais uma actividade dedicada à primavera, na Biblioteca.
Desenhar, pintar, recortar e colar, foram as competências trabalhadas na feitura deste quadro colectivo.





constatação



N
estes dois últimos dias assisti ao documentário José e Pilar, que ainda não tinha tido oportunidade. Dele retive uma frase de Saramago que é esclarecedora acerca da triste natureza humana. Somos capazes de coisas tão fantásticas... e depois também temos o pior fundo possível e imaginário. Porquê? Serão a inteligência e o livre arbítrio realmente uma bênção? Mas atenção, que por eu me interrogar acerca disto não quer dizer que ache que algum outro ser humano tenha o direito de retirar liberdades aos outros. Não se vá achar que sou das que acham que antigamente é que era bom, porque havia quem decidisse por nós. Bom, mas então a frase era mais ou menos a seguinte: A humanidade é como um bando de lémures que caminha para o precipício, mas que pelo caminho se entretém a fazer as maiores atrocidades uns aos outros. É triste, não é? Devíamos realmente reflectir sobre isto e mudar.
Aqui o site oficial.

19 junho 2011

continhas



Laura e Alice: duas princesinhas em duas contas pintadas à mão, para fazer um pulseira muito especial.
Gostei tanto delas que resolvi abrir uma nova gama de artigos no catálogo: Contas Personalizadas. Aceito encomendas!

17 junho 2011

etiqueta...



... na lombada de um dossier, cá por casa.

16 junho 2011

ainda...

... na biblioteca...



... Houve um dia em que falámos do pai, a pretexto de lhes mostrar um livro da Planeta Tangerina, "Pê de Pai" (de Isabel Martins, com ilustrações de Bernardo Carvalho, 2006), e que tanto me fez lembrar da minha própria filha e da sua vivência com o pai, e fizemos umas árvores genealógicas muito simples mas engraçadas.






E noutro dia, em especial para uma pequena princesa em idade de aprender as cores, conhecemos o Elmer*: um elefante que não era cinzento como todos os outros.



Adorámos as cores vibrantes deste elefante brincalhão e não resistimos a fazer também um para nós brincarmos.
A ideia veio daqui, onde está explicadinho como se faz e tem o molde para imprimir e tudo.
O nosso ficou muito colorido.

O
ra agora está quietinho em cima dos trapésios...



... ora logo faz das suas e levanta as patas dianteiras. É um acrobata! :) Divertido, não?



* Elmer de David McKee, Editorial Caminho, 2003.

15 junho 2011

o rei vai nu

E não é que ia mesmo?!... Ahhh pois! Foi o que ficámos a saber em mais uma Hora do Conto na biblioteca, com este clássico de Hans Christian Anderson.
Era uma vez um rei muito, muito, mesmo muito vaidoso, que só pensava em roupas novas. É claro que tamanha obcessão fora castigada e o soberano acabou nu em frente aos seu povo, desmascarado pela sinceridade pura de uma criança.
Mas depois de tal vergonha, achámos que ainda lhe podíamos dar mais uma lição. Resolvemos vestí-lo, não fosse o senhor constipar-se, mas reaproveitamento materiais velhos.
Resultou em duas excelentes propostas Outono/Inverno, muito chiques, para reis vaidosos mas empenhados em reciclar. :)



14 junho 2011

espertalhices



Agora, a paixão da M. são as pedras, principalmente preciosas e semi-preciosas. Diamonds are a girl's best friend, não é o que dizem? ;) Anda a toda a hora a pesquisar sobre o assunto e até já procura no eBay o que quer, para depois o pai lhe encomendar.

E por falar em espertalhices, encontrei uns apontamentos antigos. Eu, que gosto de apontar tudo, por tu e por nada... Comecei a ler e eram contos que escrevi há tanto tempo, que já nem me lembrava; outros, vagas ideias inacabadas; registos de livros, pensamentos, referências bibliográficas... E espertalhices da M.! Quando ela as "dispara" eu agarro numa caneta e papel assim que posso, para que não me escapem. Acho-as deliciosas. Esta aconteceu tinha ela seis anitos, acabada de entrar para o 1º ano:

«Ao despir as calças, alguma coisa lhe picou a perna.
- Ai! - queixou-se.
- O que foi? - perguntei.
-Não sei! Mas não foi um glóbulo vermelho que chocou contra um glóbulo branco. Não foi, não foi!»

Outra foi esta, também da mesma altura, em que a M. aprendeu a dizer a palavra "técnica":

«- Ténica... Té-cnica... Téc-ni-ca... Técnica.» :) Faz-me lembrar o Steve Martin na Pantera Cor-de-rosa.

E mais outra:

«- A Palmira não pode comer amendoins. Isto tem muito óleo e a Palmira não é nenhum carro.» :)))

[Ver mais espertalhices aqui e aqui]

09 junho 2011

organizando...

... os materiais para manualidades. Fiz algumas etiquetas com bonequinhas Sarah Kay.





06 junho 2011

"A Aventura dos Acentos" - grátis para download



Ao longo de muitos posts fui-vos dando a perceber que andava a ilustrar um conto. É sempre assim, tantos outros afazeres mais urgentes foram-se interpondo a esta tarefa, que resultou em mais um longo projecto, até me sair de mãos. Mas chegou finalmente a hora de o ter disponível para download, para que quem queira o possa apreciar. A partir de hoje, terei um link que dá acesso directo a esse download, na coluna lateral direita aqui do blog.

Este é apenas o primeiro de muitos projectos de escrita, para os mais novos, que pretendo ir publicando. Como vos disse ontem, estou já a trabalhar num outro.

Para este "primeiro filho" ver a "luz da net", contei com as colaborações inestimáveis da minha princesa M. e maridão. Um obrigada especial para eles que compartilham e testemunham este meu gosto pelos livros.

E agora, falo-vos um pouco d'A Aventura dos Acentos:

Há assentos e acentos.

Uns servem para nos sentarmos. E os outros, para que servem?
Esta história vai ensinar-nos que as palavras não seriam as mesmas sem eles.
Mas porque será que uns se usam mais do que os outros?
Será que alguns deles estão fora de moda?

Deixa-te embarcar na Aventura dos Acentos.




05 junho 2011

(re)começar





É o início de mais um conjunto de ilustrações para um novo livro.
O outro está terminado e espero que em breve o possam ler. Darei notícias.

04 junho 2011

uma semana depois...



... o Félix está um pouquinho maior, mais gorduxinho e continua um brincalhão.

03 junho 2011

coroa primavera



Aproveitando que ainda estamos na Primavera, não podia deixar de fazer esta actividade com os meninos da biblioteca.
O material necessário, chegou numa pequena e misteriosa caixa, que na minha imaginação era uma nuvem, e nela poderia caber o Universo se necessário fosse.



Abrimo-la e de lá saíram flores... muitas flores de vários tamanhos e feitios... e folhas para pintar de verde e emoldurar as flores.



Sim, já repararam que estas flores são feitas com caixas de ovos. Gosto sempre de reciclar alguma coisa e incutir esse gosto e necessidade (porque o planeta agradece) aos mais novos.



Resultou assim... a Coroa Primavera...
... colorida e primaveril.
(Inspiração daqui.)



Gostamos todos muito de pintar com pincéis e tintas, porque é muito mais especial do que pintar com lápis e canetas.
Misturamos cores e é tão bonito vê-las fundir-se. Ás vezes gosto mais de misturar tintas do que o acto de pintar em si. :) E noto que há meninos que também apreciam muito esse momento. Então as pinturas inicialmente pensadas com cores sólidas, viram uma paleta de misturas. E é sempre uma agradável surpresa descobrir que cor vamos obter. Parece magia!



Só mais uma nota, para vos dizer que há novidades no catálogo: mais uma fita de finalista.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin