30 julho 2011

crochet de contas



De férias, o tempo evapora-se invulgarmente depressa. Os horários são alterados e as rotinas também. É para isso que servem mesmo, não é verdade?

Na praia, comecei a inventar manualidades novas para mim. Estes cordões de crochet e contas são apenas uma amostra. Brevemente no catálogo!

Por falar nele, há lá algumas novidades. Espreitem!

E eu despeço-me até qualquer dia destes, quando o tempo me permitir. Agora vou curtir este livre escorrer de tempo...


20 julho 2011

Palmira Vira-Pratos



Acho que ainda não vos tinha dito que a Palmira tem casa nova. É uma gaiola enorme, para aí com quatro vezes o tamanho da antiga. Nesta ela está completamente à vontade. Mas agora a principal diversão desta marota tem sido virar o prato! Quer esteja quase vazio ou mesmo cheio, não sei porquê, volta e meia, vira-o de pernas para o ar. Fiquem com a prova fotográfica do delito da marota. Depois ela fica com este ar impávido e sereno, como se não tivesse sido ela a vir o prato. Agora recebeu esta alcunha: Palmira Vira-Pratos!

19 julho 2011

lúcia-lima



Sequinho em casa, chá lúcia-lima... que cheirinho bom!...



18 julho 2011

Come a Sopa Marta!



A Marta não gostava nada de sopa. Conto, suponho, autobiográfico de Marta Torrão (Come a Sopa Marta! de Marta Torrão, da editora O Bichinho de Conto, 2004), com o qual me identifico. Eu também era assim em criança e agora passei o testemunho à M.. Mas, nesta história, a mãe da Marta conseguiu arranjar uma estratégia para que a filha comesse a sopa toda. Devo confessar que nenhum tipo de estratégia alguma vez funcionou comigo... nem com a M.. :oS
E foi assim que, tanto na biblioteca como no jardim, criámos pratos de sopa o mais apelativos possível, para convencer a Marta a comer sempre a sopa até ao fim.

13 julho 2011

espantalha


[Espantalha - Ana Paula Otero - Julho 2011]

... a familiarizar-me com a mesa de desenho.
Às vezes irrito-me profundamente comigo própria! Faço tantas coisas diferentes e perco tanto tempo com algumas que nem valem nada a pena. Depois esqueço-me de fazer outras de que gosto tanto e que vão ficando sistematicamente adiadas. Esta, de dominar este objecto tão apetecível, é uma dessas coisas.

força delicada



Nascem em todo o lado, estas danadas!
Por entre pedras, por entre mosaicos... Onde parece nada conseguir furar...
Mas são de um aspecto tão frágil, tão delicado, belíssimas...
Por vezes, um ar frágil encobre uma tenacidade absoluta, uma força obstinada, que faz resistir muito mais do que o que se poderia supor...

11 julho 2011

... de encantar ...




Bzzzoira Moira, encantou-nos com um mergulho nos meandros mais recônditos da nossa cultura, cenários deliciosos e a mestria da artista a manusear as marionetas.
No site da Mandrágora pode ler-se a sinopse do espectáculo que aqui transcrevo:
Esta é a história sobre um poço negro que dizem esconder um tesouro guardado por uma moura encantada por um feitiço… Durante a noite a jovem chora, enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço, onde vai buscar água ...Este é o início de uma extraordinária história.



Isto, no passado fim de semana, num sítio também ele encantado.
E a M. teve ainda a oportunidade de se encantar com um gato que por lá andava.

A MáscaraDa



Desenho por mim em 1994. Veio hoje ter de novo às minhas mãos.

09 julho 2011

Félix vs Xana



Então não é que em vez de gato parece que é gata? Ainda não temos a certeza mas há quem diga que é uma Xana e não um Félix. A ver vamos.

06 julho 2011

o livro



É um orgulho ver o meu livro, numa sala de aula, ao lado de outros como Portugal - História e Lendas de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e Livro com Cheiro a Morango de Alice Vieira.
Relembro que para o ter gratuitamente, basta clicar aqui do lado direito na imagem dele.

04 julho 2011

apaixonados



Q
uando não é ela a persegui-lo, é ele a correr atrás dela! :)
M. e Félix, os protagonistas desta incansável brincadeira.

03 julho 2011

na biblioteca...



... a cabacinha correu correu e a velhinha escapou ao lobo, à planta carnívora, à alcateia, ao urso e ao outro urso!...
Valente velhinha!!!



O conto, já adivinharam, foi Corre Corre Cabacinha na versão de Alice Vieira, com ilustrações de José Miguel Ribeiro, da Editorial Caminho, 1991 (aqui noutra versão).



O atelier foi giríssimo. Acabou por correr muito melhor do que o que eu tinha inicialmente planeado. Devido a falha técnica, não lhes pude imprimir as formas da maqueta desta história que tinha preparado. Resolvi fazê-las com os miúdos assim, à mão, deixando fluir a imaginação.



Resultou no modelo que viram lá mais acima, em que a nossa velhinha rola colina abaixo, dentro da cabaça, e escapa à bicharada toda, que as mentes criativas quiseram que houvesse neste bosque.

Não é que não goste de trabalhar com crianças mais pequenas, mas prefiro os maiorzinhos, porque podemos fazer trabalhos menos limitados.



Noutro dia, outra história e a M. pôde criar um livro de receitas.

01 julho 2011

por aí...

... descobri tanta coisa divertida...

A começar com os Ooglies, que dão agora na 2:, e trouxe para aqui uns squetchs:

Um bocadinho sádicos, talvez por isso a M. não goste muito. Eu adorei! Regressei à minha tenra infância e aos desenhos animados trazidos por Vasco Granja. Aqui um squetch humorístico com o próprio.

Depois, há um blog recheado de ideias fantásticas, das quais destaco:

1 - as unhas de papel de jornal (tenho que experimentar);

2 - este postal muito original (trouxe o vídeo);

e , já no youtube descobri um monte de outros vídeos, que mostram a arte do "pop-up" que tanto me fascina. Como este, a ver mais com arquitectura. Lá também há tutoriais para quem quer experimentar fazer, desde os muito simples aos complicados.

Já agora, e a propósito, conhecem o livro Popville da Bruáa Editora? É feito com este conceito e é bastante interessante. Mostra aos mais pequenos como nascem normalmente as cidades. Vão crescendo, começando por uma casinha, passando a uma aldeola e por aí adiante. [Popville, autora Joy Sorman, ilustradores Anouck Boisrobert e Louis Rigaud, Bruáa Editora]

vos disse que no site da Bruáa podemos folhear os livros todos. Por isso, desfrutem...

E como a internet (tal como as conversas) é como uma cesta de cerejas, que ao tirares uma vêm outras e mais outras atrás, encontrei mais um livro em pop-up maravilhoso. Vejam o vídeo aqui e muitos outros. Se, tal como eu, isto vos fascina, embrenhem-se pelo youtube a dentro de vídeo em vídeo. ;o)

E ainda do mesmo blog que falei lá em cima (o Criative Inspiration), outra curiosidade, a terceira que destaco:
3 - esta coruja que se forma a partir de papel em frente ao nosso olhar.

4 - como transferir imagens com fita-cola...

5 - um tutorial de pintura a aguarela...

e podia continuar por aí fora...
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin