24 março 2012

sessão pipoca


Com a M. numa recuperação lenta de alguma coisa que não está bem e que ainda não sabemos ao certo o que é, resolvemos fazer uma sessão pipoca (cinema em casa). O filme escolhido foi o Happy Feet 2 e os pacotes de pipocas, aqui em versão caixas reutilizáveis, não podiam faltar.
A parte mais engraçada disto tudo, foi protagonizada pela L., que queria agarrar e provar também as pipocas. Que se lhe conserve esta curiosidade pelas comidas até ela as poder comer! Estava no colo do pai e esticava a mãozita a tentar agarrar as pipocas. Depois, ao vê-lo levá-las à boca, lambia-se toda a olhar para ele. :) É uma espertalhuça esta miúda! Qualquer dia deste, falo-vos das suas preferências musicais!!! :) Sim... Já as tem!


desabafo


"Um homem não é uma ilha". Calculo que, apesar de sermos reconhecidamente mais capazes para multi-tarefas em simultâneo, uma mulher também não será. E é muito angustiante sentir que nada funciona sem nós. Sentir que sempre que nos tentamos apoiar nalgum barco que passe ao nosso lado, ele até tenta mas rapidamente começa a afundar...

[imagem daqui.]

21 março 2012

ainda vou a tempo do dia do pai?

... mesmo já sendo dia da Primavera, que afinal este ano chegou ontem, mas que, como de costume, já se faz anunciar há uns dias pelo irritante pó amarelo dos pinheiros. Para terminar este "à parte" só quero dizer: "Bem vinda Primavera! Gosto muito de ti! És a minha estação preferida."


Em cima: ilustração de Paulo Galindro.

Amei e queria partilhar convosco.

Mesmo sem o consultar, tenho a certeza de que o maridão subscreve as palavras do Paulo Galindro, substituindo "meu filho" por "minhas filhas".

Cá por casa, este ano, o dia do pai foi muito atribulado, como bem podem imaginar. Para além dos stresses habituais destes dias, a M. adoeceu justamente no dia 19. Deixámos para a última a feitura de um postalzinho caseiro e acabámos por não o fazer. As lembranças da escola acabaram também por ainda não vir para casa, pois só estariam terminadas ao final do dia e a M. já não conseguiu ficar até essa hora. Mas o pai sentiu à mesma o amor de filha, que andava há que tempos a tentar perceber qual o melhor presente para lhe oferecer. Acabou por receber o telemóvel novo de que estava a precisar, e um mimo comprado pela própria M., sozinha, numa loja de chineses. :o)

18 março 2012

... mais dias... e mais noites...


"Ahhh já foi há nove anos!?... Então é como se fosse mãe pela primeira vez novamente!" - dizia-me uma funcionária do hospital onde a L. nasceu.
Mãe pela primeira vez, não diria, mas que se tem de reaprender certos procedimentos, lá isso tem. Mas a maioria são como andar de bicicleta: parece que já não se sabe, mas acabamos por lhe apanhar o jeito logo, logo. Os biberões contudo, com a M. só tive oportunidade de experimentar mais para a frente. Com a L., e como ela é "pisca", como lhe chamou a enfermeira do Centro de Saúde, quis começar mais cedo com um complementozinho. De dia para dia lá tem corrido melhor. Até porque ela própria também tem que aprender a lidar com a tetina. E depois agora há umas com três tipos de fluxo, com air-control... e anatómicas... e em cilicone... No primeiro biberão engasgou-se, apesar do fluxo ser do menor possível. Não me apetecia nada voltar a repetir a experiência. Mas, no dia seguinte lá me enchi de coragem e experimentei uma tetina de um só furinho. Ahhh e que giras que são agora algumas tetinas que procuram imitar melhor o mamilo da mãe. O furinho já não é na ponta, como nas antigas, e a tetina é mais larga, para encher bem a boca do bebé. Desta vez, a L. demorou tanto tempo para mamar... mesmo muito... que o leite ficou completamente frio. E, por vezes, ela deixava entornar imenso leite para fora da boca. Apesar de estar mais de 45 minutos a tentar que ela bebesse o leite, e apesar dela parecer continuar interessada em bebê-lo, e apesar de ter entornado mais do que bebeu certamente, demos por concluída a tarefa com apenas uns 50 ou 60ml esvaziados do biberão!!! Pouco. Muito pouco! Bom, mas nada que uma mamoca não resolva. :) Mais uma tentativa, no dia seguinte, com uma tetina de um só furo mas que parecia maior do que a anterior. Engasgou-se uma vez, mas bebeu os 60ml todos e espantosamente depressa, sem entornar muito. Contudo acho que foi demasiado rápida. Também nem tanto ao mar nem tanto à terra, como costumava dizer a minha mãe. Hoje voltei a dar-lhe na tetina do furinho mais pequeno. Bebeu depressa, para meu espanto. :oO E nao entornou quase nada. Parece que só precisava aprender a mamar nas tetinas.
E cá continuamos, dia após dia, noite após noite, seguindo o ritmo do come e dorme da princesa. E eu chhheeeiiiaaaa de sono! Ai, que já não me lembrava do quão esgotante eram estes primeiros tempos! :oS

Já agora, deixem-me só dizer-vos um mais que merecido "obrigada", que já me estava a esquecer. Agradeço do fundo do coração todos os comentários super-carinhosos que aqui me têm deixado. Sabe muito bem sentir o vosso carinho. Para já não tenho tido tempo nem cabeça para vos visitar a agradecer particularmente. Mas acho que compreendem, não é? Obrigada!

16 março 2012

1 mês


Parabéns, pequena L., completas hoje o teu primeiro mês de vida!

10 lições de Einstein


Daqui.
10 Lessons from Einstein
by Paulo Coelho on March 16, 2012


1. Follow Your Curiosity “I have no special talent. I am only passionately curious.”

2. Perseverance is Priceless “It’s not that I’m so smart; it’s just that I stay with problems longer.”

3. Focus on the Present “Any man who can drive safely while kissing a pretty girl is simply not giving the kiss the attention it deserves.”

4. The Imagination is Powerful “Imagination is everything. It is the preview of life’s coming attractions. Imagination is more important than knowledge.”

5. Make Mistakes “A person who never made a mistake never tried anything new.”

6. Live in the Moment “I never think of the future – it comes soon enough.”

7. Create Value “Strive not to be a success, but rather to be of value.”

8. Don’t be repetitive “Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results.”

9. Knowledge Comes From Experience “Information is not knowledge. The only source of knowledge is experience.”

10. Learn the Rules and Then Play Better “You have to learn the rules of the game. And then you have to play better than anyone else.”

10 março 2012

ontem, anteontem e noutras noites... por estes dias

Tipo às seis e tal da manhã, depois de ter adormecido com a bebé ao colo e de ter acordado às duas e tal com as costas feitas num oito; acordado novamente com a L. no colo pelas quatro e tal; mais tarde, ter acordado com a bebé ao colo (sensação de dejá vu!!!) pelas cinco e tal; isto com diversas tentativas de a passar para a caminha (inclusive para a minha, porque eu já estava por tudo, só queria esticar-me um pouco e deixar cair a cabeça na almofada), tentativas que não resultavam nem pondo mel lá na cama (talvez super-cola tivesse resultado melhor!)... depois disso tudo pensei de mim para quemim; "Como é que eu me meti n'outra?!?!?!
Mas agora aqui estou novamente, louca de sono, a lutar para manter os olhos abertos, mas derretida com esta micro-pipoca tão sossegadinha mas tão desperta ainda, no meu colo! :o)

05 março 2012

alice


O Carnaval por cá foi assim. 
Tivemos uma Alice, o coelho Benny Bunny, e apenas um rápido passeio de Carnaval, só com o pai.
Eu mais a sementinha L., preferimos esperar no carro, enquanto a minha dor de cabeça teimava em não desarmar.
Até agora, da anestesia da cesariana, foi o maior incómodo que tive: uma descomunal e persistente dor de cabeça, durante uns três ou quatro dias.
Agora tenho estado bem. Só a falta de dormir é que ainda é muito sentida.
Mas a M. lá se divertiu como pôde e pareceu-me feliz em mais um Carnaval.
Um Carnaval atribulado, com um novo membro na família e a agitação que isso causa, mas ela anda feliz e isso é o que conta no final das contas. :)


01 março 2012

mais da pequena L.


A L.voltou ao Centro de Saúde para enfrentar novamente a balança.
Aumentou mais 130 graminhas! :)

Tem andado com algumas cólicas, coitadita! Nós, além de algumas massagens e muito miminho, pouco mais podemos fazer do que vê-la contorcer-se e franzir o beicinho. Dá dor na alma! ...


Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin