31 maio 2012

ilustração digital - primeiros passos

Ainda não vos disse que ando a dar os primeiros passos na ilustração digital, pois não? É o que faz ter uma bebé exigente, que quer mama a toda a hora. Acabo por passar muito tempo sentada e tenho que me entreter com alguma coisa para não adormecer...







Parece que quanto mais presa fisicamente estou, mais a minha mente anda a mil à hora. Por isso seria previsível que, na origem destas ilustrações esteja um dos meus contos, daqueles que estavam na gaveta, neste caso na minha cabeça, há algum tempo.

30 maio 2012

criatividade = felicidade

... pelo menos segundo a perspectiva deste fabuloso blog, que acabei de descobrir: Pais Criativos, Filhos Felizes. Tem ideias giríssimas!
Por exemplo, vejam que lindas que podem ficar estas pedrinhas:
 

Fazem-me lembrar as pedras maravilhosas da Geninne. Ou até, em versão mais naif, os super bonecos das preocupações dos meus meninos da biblioteca.
E que dominó catita podemos fazer com estas.
Projectos com molas.
Cabide de bijus. E tantas, tantas ideias mais, todas com o denominador comum do bom gosto.

29 maio 2012

o postal da L.


É tão lindo o teu olhar, quando eu estou distraída e de repente te olho, e me deparo contigo a olhar-me vidrada, numa expressão de enamoramento.
Também estou apaixonada por ti, meu amor.
Porque, apesar de não seres a primeira a chegar, quero que sintas que és tão especial quanto a mana.
Vocês são as minhas meninas lindas.
Sempre serão.

Hoje a L. caçou-me a mão pela primeira vez.
Eu estava a limpar-lhe a boca e ela surpreendeu-me segurando-me o braço com as suas duas mãozinhas.
Não me deixava tirar a mão.

E agora já brinca com as minhas roupas e acessórios quando está a mamar.
Uma mãozinha pequenina sempre a mexericar.
E antes de mamar, quase que me despe de ansiedade.

Lembranças semelhantes às vivências com a M., mas muito especiais na mesma.

28 maio 2012

por aqui...

Fui desafiada pela minha doce afilhada, a responder a estas perguntinhas. Já foi em Fevereiro, minha lindinha, mas espero que a viragem que entretanto a minha vida deu, me desculpe pela demora. ;) Um grande beijinho e obrigada por te lembrares de mim.

1 - Nome da minha música preferida? 
Tenho muitíssimas, mas costumo dizer que esta me marcou muito na adolescência e, como ainda não a enjoei, posso considerá-la como uma música muito especial na minha vida: Against All Ods de Phil Collins.

2 - Nome da sobremesa favorita?

Não sou muito de doces, mas escolho o tradicional e delicioso arroz doce.


3 - O que me tira do sério?

Ou a mentira, como tu respondeste, ou a falsidade.
 
4 - Quando estou chateada?

Quando perco a esperança ou me canso muito de tentar sem conseguir.


5 - Qual o animal de estimação favorito?

Os clássicos cão ou gato, embora eu seja mais pela independência do gato.


6 - Preto ou branco?

Já foi preto... Agora é branco.


7 - Maior medo?

  É, sem dúvida, a incerteza no futuro, tal como tu.

8 - Atitude quotidiana?

Agora é ao estilo zombie!!! :) Ando mesmo muito cansada.


9 - O que é perfeito?

Não acredito na perfeição.


10 - Culpa?

Ui tantas... Mas sintetizêmo-las no facto de eu não ser perfeita.


Sete factos aleatórios sobre mim:

1 - Procuro ver o lado positivo das coisas.

2 - Tenho ainda um lado muito inocente dentro de mim, que procuro preservar.

3 - Gosto de dias de Sol.

4 - Raramente choro.

5 - Não gosto que se metam na minha vida, nem eu me meto na dos outros.

6 - Sou muito exigente, e isso por vezes leva-me a sentir frustrada.

7 - Gosto de estar sempre a aprender.

E agora que finalmente respondi ao desafio deixem-me dar aqui os parabéns ao meu sobrinho, que termina este ano o curso. Foi ontem a Queima das Fitas. Boa sorte para o futuro!



Não tenho tido tempo para nada. Nem pude fazer nada de mais elaborado nas fitas de curso. Numa desenhei simplesmente um "anjo de luz", outro nome também dado aos enfermeiros. E as princesas limitaram-se a deixar uma pegada e uma mãozada na fita.


21 maio 2012

festa no palácio


Na Noite dos Museus, este ano, revolvemos ir até ao Palácio Nacional de Queluz. Para já,os palácios são sempre mágicos, em particular de noite. Depois, a proposta era recriar algumas cenas setecentistas, num dia de festa. Foi uma visita interessantíssima e muito bonita. Aprendemos algumas vivências da época. Ouvimos as músicas que se ouviam. Vimos como se arranjavam... O que comiam... Como dançavam. Até pudemos presenciar uma cena de ensino da altura, ao príncipe e aos infantes.
Nada melhor para criar paixão por História, do que imaginar como eram as vivências nas respectivas épocas. E esta foi uma belíssima aula de História ao vivo. A M. apreciou muitíssimo. Nós também. A L. é que ainda é muito pequenina, mas tendo em conta o seu comportamento, eu diria que também gostou.







20 maio 2012

5 anos!!!


A arrumar umas digitalizações de desenhos da M., deparei-me com este, de que gosto muito. A técnica é a chamada finger painting e foi inspirado nas actividades propostas neste livro. (Mais deste livro aqui e aqui)

A propósito, reparei na data do post em que falei do tal livro e isso fez-me notar como o tempo passa. Este blog já tem 5 anos!!! Comecei por brincadeira a 6 de Maio de 2007 e ainda por cá ando 1320 posts depois! Isso é graças a vocês, que me vão dando mimo através de comentários e da vossa amizade virtual, e tornam a blogosfera num mundo tão apaixonante. Agradeço muitíssimo o vosso carinho ao longo deste tempo todo. Muito obrigada!

Só por curiosidade, lembrei-me agora que o Bem-Trapilho faz o seu 5º aniversário amanhã.

19 maio 2012

as minhas crescidas


Como já comentei convosco aqui, a semana antes da L. fazer três meses foi repleta de novas aprendizagens e novas conquistas. Cada dia era uma ou até duas novidades para mostrar ao papá, quando ele chegava do trabalho. Mas, pelos vistos, o currupiu de aprendizados continua. Ontem reparei que já põe ela própria o bracinho na posição certa (por baixo do meu, agarrado à minha roupa nas costas) quando quer mamar. Até aqui era sempre uma luta, porque ela estava sempre cheia de pressa. :) Também já tenta rir, o que lhe sai tipo tosse, ahaha... É muito engraçada! Já se nota perfeitamente uma intenção por trás dos seus gestos em direcção a algum objecto. E o que ela salta para as nossas comidas. Ontem fez birrinha e tudo, na hora do almoço, porque queria uma batata frita. Vai ter que aprender também que não é por fazer birra que obtém o que quer. Está mesmo uma crescida, esta pipoca! Aliás podem ver na foto as minhas duas crescidas. E como a L. agora também já é crescida, passa a ter a carinha desfocada nas fotos, tal como a mana. ;)

18 maio 2012

paixão

No dia em que comemorou 3 mesinos de idade, a L. brindou-me com a sua primeira palavra em inglês. "Â-gue-li" disse ela a olhar-me toda divertida. Só mesmo uma mãe apaixonada para achar ternurento quando a sua bebé lhe chama "ugly"! :)))

E ainda sobre bebés, sobre estarmos apaixonados pelos nossos bebés e sobre falarmos a mesma linguagem que os nossos bebés, vejam este vídeo. São aqui ditas várias coisas muito interessantes. Sobretudo grávidas(os), para pais que partilhem e sintam a gravidez com também sendo sua, e recém mamãs/papás, vejam:



Aqui diz-se (e quem o diz é Constança Ferreira do Espaço Cegonha):

«É aceite que, nos primeiros dias num emprego a pessoa esteja à toa, e não é aceite que uma mãe, nos primeiros dias, diga: "Eu não sei o que fazer!".» 

«É quando o amor acontece (entre mãe e bebé) que aparece a ocitocina, que é a hormona do amor. Que é aquilo que nos faz, quando estamos apaixonados por alguém, ficar noites a fio a pé, fazer 200km de auto-estrada só para ir dar um beijo na pessoa que amamos e voltar, e no dia seguinte estarmos a trabalhar. E é essa hormona que nos faz aguentar noites mal dormidas, maminhas doridas,... tudo o resto.»

E, já agora, sobre a ocitocina é isto que se diz: clique aqui.

Um link interessante é o d'O Bebé Filósofo, blog que fala de muitos temas relacionados com bebés e com afectos. Este é o pin do blog e basta clicarem nele para irem até lá.


17 maio 2012

museus em festa


Está aí mais uma Noite dos Museus.
No ano passado foi assim.
Há dois anos foi assado e cozido. :)
Resumindo, somo fãs desta iniciativa e pretendemos aproveitá-la também este ano.

Mais informações, museus e palácios participantes e respectivas programações: aqui.

3 mesinhos de ternura


E não é que já passaram 3 mesinhos desde que a infanta L. chegou para enriquecer as nossas vidas?!
Pois é, e as descobertas sucedem-se em catadupa. Já esperneia no banho que adora. Esperneia tanto que, por vezes fica já complicado segurá-la! :)
A cada dia que passa estou mais apaixonada pela minha pequenota. A mana grande cada dia também mais confiante nas suas capacidades encantatórias da pequena. E o pai mais e mais babado.
Parabéns miminho da mãe!
E aqui fica uma dedicatória especialmente para ti, do lindíssimo "Um dia..." de Alison McGhee e Peter H. Reynolds, da Editorial Presença:







Entretanto já passa da meia-noite e já passa do dia da celebração.
Mas para celebrar vai-se sempre a tempo.
E já agora, um presentinho dos 3 meses: Contalá, um site giríssimo onde se contam histórias. Tenho a certeza de que vais gostar.
Não consegui passar a L. para a sua caminha a dormir e ela está agora divertidíssima a comer o lençol e a espernear. Vou buscá-la para ver se a adormeço. :)

15 maio 2012

novidades das piratinhas

 
Nestes dias, cerca de uma semana, as capacidades adquiridas pela bebé têm sido impressionantes. Foi a descoberta dos próprios pés, e dos deduchos (que bonitinhos!), as mãos já parecem ter um propósito, amarfanha o babete e enfia-o na boca para mordiscar e chuchar, já se baba imenso, tenta tocar com as mãos ou pés nas coisas que lhe despertam o interesse, esperneia ainda mais e com mais força do que até aqui (é cada vez mais complicado mudar-lhe a fralda!), já faz mais sons a querer palrar, chama-nos e mete-se connosco a pedir atenção e já faz brincadeiras na mama. É verdade! Esta danadinha, que ainda nem fez os três mesinhos, já faz gracinhas. Ontem, estava a mamar muito bem e, de repente, largava a mama. Quando eu olhava para ela, ria-se toda e voltava a mamar. Passado um pouco repetia a gracinha. E chamava-me para ver, com sons do tipo: hãn... hãn! :) Está cada vez mais espertalhuça, esta piratinha!

E por falar em piratinha, a mais velha voltou a andar de patins. Como é costume na M., os brinquedos passam depressa de "moda" e acabam for ficar esquecidos durante meses no fundo do armário. Agora anda outra vez entusiasmada com os patins em linha e tem andado a treinar hóquei em patins, com um rodo velho e uma boa de praia, no quintal das traseiras. :)

Agora uma curiosidade sobre chás. O chá verde, como já é do conhecimento comum, combate as gorduras no nosso organismo. e como tal é bom para diminuiu também a gordura nas nossas veias e artérias, ou seja, ajuda a diminuir o colesterol. Mas o chá verde tem sido muito estudado, nos últimos anos, e têm-se descoberto as suas qualidades anti-envelhecimento e anti-cancerígenas. Descobriu-se que pessoas que consomem diariamente chá-verde têm menor probabilidade de contrair doenças oncológicas. E ao que parece quanto mais chá se bebe, maior a proteção que se adquire. Até agora ainda nao se descobriu qual a dose máxima recomendada de chá verde. Aparentemente, quanto mais, melhor.
A novidade, para  mim, foi saber das qualidades similares do meu preferido, o chá Lúcia-Lima. Ao que parece também um anti-envelhecimento fabuloso.

13 maio 2012

filho da chuva


A Mãe Que Chovia de José Luís Peixoto, dos textos mais bonitos que já me passaram pelas mãos.
Primeira incursão do autor pela literatura infantil. Quanto a mim, não poderia ter começado melhor. Espero que não fique por aqui.
A poesia nas palavras estende-se às ilustrações de Daniel Silvestre da Silva, resultando num casamento perfeito. (A apresentação em vídeo: aqui.)
 




Teria dado um belíssimo presente de Dia da Mãe. Pena ter tropeçado nele com uns dias de atraso. :| Senão tê-lo-ia oferecido a mim própria ou teria dado uma discreta dica à princesa mais velhinha.
Quero-o para a biblioteca das minhas meninas. É com obras como esta que se formam mentes ricas em imaginação e sensibilidade.
Querem um exemplo?
No final do terceiro ano da M., em conversa com a sua professora, comentou-me uma composição da minha pequena. Disse-me que o tema proposto tinha sido a palavra "tesouro". Ao que a minha princesa correspondeu com uma dissertação acerca dos três tipos de tesouro que ela conhecia: 1- o tesouros clássicos das histórias de piratas; 2- uma aventura ou experiência que nos traga muita satisfação; e 3- alguma pessoa ou animal de quem gostemos muito. :) Parece que foi a única criança a dar-lhe esta resposta. Todos os outros de limitaram, uns melhor, outros pior, a contar uma história que envolvesse piratas e a caça ao tesouro. Não, a minha filha não é particularmente precoce, nem mais inteligente que ninguém em particular. Apenas já ouviu e leu muitas histórias na sua, até agora, curta existência. Muitas falavam de sentimentos e de felicidade e de "coisas" que o dinheiro todo do mundo nunca conseguiria comprar. E o resultado, neste caso, foi uma percepção mais alargada e até poética da palavra "tesouro". Vale a pena cultivar um imaginário rico, nas nossas crianças. A imaginação é um dos nossos bens mais preciosos, um dos maiores "TESOUROS"!

10 maio 2012

descobertas


Este calorão repentino serviu para duas coisas cá por casa: serviu para secar os cogumelos e serviu para a bebé andar de pernocas à fresca. E, em idade de grandes descobertas, a pequena L. descobriu que tem pés, e que nele há dedinhos engraçados, e que os consegue mexer sozinha!!! Que divertida que esteve durante um bom tempo a ver os seus pézinhos mexer. :)

E agora uma curiosidade muito positiva acerca dos equipamentos da nossa Selecção: sabiam que são 96% feitos com materiais reciclados? Então vejam aqui como é isto possível (tem vídeo).

07 maio 2012

se não visse...

... não acreditava!



Já sei que na Primavera a vida explode por todos os cantos.
Isso não é propriamente novidade.
As ervas são tão fortes, nesta sua fúria primaveril, que crescem entre os mosaicos do chão.
Isso também não é novidade.
O meu chão não está propriamente novo e em excelente estado.
Mais uma constatação evidente.
Agora, a audácia destes danados dos cogumelos, que resolveram levantar-me os mosaicos, é que já é demais!
Não querem lá ver o desaforo!
A natureza é mesmo uma caixinha de surpresas. Até um aparentemente frágil cogumelo tem força para me rebentar o chão do quintal.
Que isto sirva se aviso para que a humanidade pare de menosprezar a natureza...

06 maio 2012

Feliz Dia da Mãe!


Uma homenagem à minha mãe, a quem sinto a ausência em cada dia.
Uma homenagem às minhas filhas, que fizeram de mim também mãe e me deram a oportunidade de viver sentimentos que até ai só poderia imaginar.




PS - Ainda não fotografei os presentes que as minhas meninas me ofereceram. Mas posso dizer-vos que sou uma mãe de sorte...

04 maio 2012

as minhas meninas


As minhas meninas!

A L. é para a M. uma bonequinha para brincar às mamãs. Adora dar-lhe o biberão. E os olhos da bebé brilham quando vê a irmã.

Ainda é muito pequenina, a minha L., e o entretém preferido dela é basicamente a mama da mãe. Mas desde ontem que lhe noto um maior interesse no mundo que a rodeia. Já repara na televisão, até ri de algumas coisas que lá vê, já tenta palrar mais, já faz mais sons de risos... É muito fofa!

03 maio 2012

olhar o céu


Tem estado de chuva, é facto! Mas também já fazia falta. E, além disso, já repararam nos céus lindos que têm estado?
Às vezes esquecemo-nos de olhar para o céu. Temos tendência para andar muito cabisbaixos. Por estes dias vi uma foto interessante na net. Era a imagem de um chão de passeio em betão, onde alguém escrevera algo parecido com: "Como está hoje o céu?".
Às vezes precisamos de ser lembrados a olhar o céu.






01 maio 2012

trabalhador



História do dia do trabalhador
"No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.
Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
Foi este o resultado desta segunda manifestação.
A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.
Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.
116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade." (in http://aeiou.expressoemprego.pt/Carreiras.aspx?Id=4497)


Para ilustrar este post nada melhor do que a M. concentrada no trabalho. :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin