22 outubro 2013

tinta caseira e pinturas de bebé



A bebé já é uma artista!
Que mãe crafter seria eu se não lhe incutisse o gosto pelas artes desde pequenina? Fi-lo à grande e quero fazer a esta também.
Aqui há tempos fiz tinta caseira (comestível) para a bebé pintar e, se fosse esse o caso, sujar-se e pintalgar-se toda com elas, sem problemas. A receita está no fundo deste post.
Misturei as três cores básicas de corante alimentar e ficámos com um arco-íris de cor (ou quase).
Usámos também umas pétalas de flor lindas para abrilhantar a obra da bebé.

  

E voilá: apresento-vos a primeira pintura oficial da L., intitulada de "Manifestação" pelo papá, que mal a viu disse que lhe fazia lembrar os braços no ar do povo em protesto. :)


A bebé gostou tanto e portou-se tão bem com esta primeira experiência com os pincéis, que pintámos mais outra obra.
"Flores" é a segunda pintura da L., de cerca de 18 meses.


Foram momentos muito prazerosos e relaxantes, ao contrário do que eu esperava. Já estava a antever pincéis e tinta pelos ares, paredes e chão todos sarapingados, e o mais que consigam imaginar num cenário de caos absoluto. Por isso fomos pintar para o quintal.
Mas nada disso! A bebé portou-se mesmo muito bem. Esteve concentrada na tarefa e nem se sujou quase nada. Quero repetir a experiência! E penso que ela também.


Agora a minha apreciação da tinta caseira:
Como podem notar pelas fotos, as cores obtidas não são muito vibrantes e não consegui fazer os tons desejáveis, porque não existem as cores primárias em corante alimentar.
As tintas ficam com um grau de opacidade muito baixo, o que não favorece todo o tipo de pinturas. Mas para estas primeiras experiências ou para pintar com as mãos (a que vulgarmente chamo de chafurdar com as tintas) são óptimas.
Outro ponto menos positivo foi a não dissolução do sal aquando da mistura. Eu fi-la com sal grosso e talvez devesse ter usado sal fino. Talvez devesse também ter dissolvido primeiro o sal na água e só depois juntado a farinha. Não sei, mas para a próxima experimentarei desta forma. Resultado: tive que coar o sal, que ficou por dissolver, antes de juntar os corantes.
Depois de secar a tinta no desenho, notavam-se ainda cristais de sal. Mas a M., a mana grande, elogiou particularmente esse pormenor. Disse que as pinturas pareciam ter diamantes incrustados. :) Há que ver sempre o lado positivo da coisa, não é verdade?! :)
Expus as obras no frigorífico cá de casa. Mas hoje reparei como a humidade, particularmente evidente nestes últimos dias, modificou a tinta. Ficou tudo meio empapado e com cores ainda menos vibrantes. Por isso, não aconselho a guardar estas obras, especialmente em gavetas ou caixas, porque irão certamente criar bolor. Fotografem-nas "para mais tarde recordar", se assim o desejarem.
Mas, apesar destas críticas todas, gostei da experiência, vou repeti-la e aconselho vivamente, em particular para trabalhar com crianças pequeninas. Afinal, estas tintas são totalmente seguras. Se eles resolverem "prová-las" o pior que pode acontecer é fazerem uma valente careta com o sabor "pilhado" de sal. :) Aproveitem e fotografem também! ;)


Boas pinturas!

Sem comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin