30 janeiro 2013

regresso ao passado



Regresso ao passado!
Não sou muito saudosista... Enfim até sou um bocado. Mas há quem seja mais, suponho eu. Contudo, não resisto a sentir um aperto no peito (aperto bom) quando "tropeço" nestas relíquias do meu passado. Na minha última viagem à terra da minha mãe, sítio onde passei largos períodos na minha infância e adolescência, deparei-me com vários brinquedos antiquíssimos, entre eles este baralho de cartas da Majora, absolutamente delicioso. Fiquei um tempão a observar-lhe as gravuras que se complementam aos pares. São lindas, lindas, lindas! Por isso hoje tenho um monte de fotos para vos mostrar. Deliciem-se!
















O Gato Preto que dava nome ao jogo, era tipo o personagem principal...


... e o verso das cartas... memorável!


27 janeiro 2013

andarilhisses e aprendizagens



Estamos novamente numa altura de descobertas e apendizagens quase instantâneas.

Já notávamos que a L. estava pronta para, literalmente, o "próximo passo". Estava na hora de estender uma manta quentinha no chão frio e duro da sala, para que ela pudesse estar e explorar e ensaiar as gatinhas e as andarilhisses. Meio desengonçada, mas sempre determinada, lá anda ela sem nunca parar no sítio. 

Em poucos dias, já gatinha sem problemas de maior, anda sozinha agarrada ao andarilho, escolhe um "poiso" agarrada ao móvel, sofá ou qualquer coisa do género e aí fica algum tempo a fazer as suas "tarefa". A sua preferida é destruir uma velha cadeira, que só ainda anda por cá para lhe satisfazer esse mesmo desejo. Eu até tenho vídeos a provar isto, mas não estou a conseguir carregá-los aqui no blog. Assim que conseguir, contem com eles. 

Já não lhe agrada ficar no parque. Agora é um autêntico boneco de corda: mal a largamos aí vai ela a gatinhar. :)

19 janeiro 2013

...*... palminhas ...*...

No seguimento do post anterior:


- Olhem o que eu já sei fazer!!!... Ena, alegria!... Palminhas!... Toca a dançar!...

18 janeiro 2013

dias de quase quase um ano...


Aqui está a L., no dia em que fez onze mesinhos. Está quase a completar o seu primeiro ano de vida, a minha infanta!

Por estes dias, a sua ocupação preferida é treinar os primeiros passos. Já fica sozinha em pé a fazer "tem-tem" e já anda bem agarrada a alguma coisa. Sozinha, ainda não se atreve. Já esboça um gatinhar desajeitado, por ser um misto de gatinhar com querer levantar-se.

Está numa fase muito engraçada. Já percebe mais do mundo que a rodeia e já consegue fazer-se entender melhor.

Tem dormido pessimamente, acordando e acordando-me de hora a hora, de duas em duas horas, ou simplesmente não chegando a ficar na caminha. Mas anteontem dormiu sete horas seguidas!!! Eu só dormi cinco, mas mesmo assim foi uma experiência extraordinária! Já não sabia o que isso era há tanto tempo... Esta noite, voltou à sua normalidade. :|

Mas ontem, aproveitámos a energia extra para conhecer um novo espaço de actividades para bebés. Fizemos novos amigos, novas brincadeiras, aprendemos novas músicas, dançámos e adorámos.

Já uns dias antes, tínhamos ido até à biblioteca. Matámos saudades e a mana grande até fez uma actividade plástica. Também ela estava com saudades. Notou-se quando lhe perguntei se queria participar e ela respondeu prontamente: "- Claro que sim!". Isto, noutros tempos, não era assim tão "claro"! ;)

Sinto que estas participações lhes fazem bem a elas, mas também a mim, que apesar do muito cansaço, preciso sair do ambiente caseiro, preciso distrair mais.

12 janeiro 2013

o Pai Natal esteve cá


Era um Pai Natal mais novo do que o tradicional, e sem as barbar brancas.
Mas isso foi apenas pormenor sem importância.
... E deixou-me espreitar para dentro do seu saco.

A L. não se assustou com ele.
Recebeu os presentinhos encantada.
Mas suspeito que no próximo Natal o encanto será ainda maior.


10 janeiro 2013

uma caixa cheia de natal

Em primeiro lugar quero fazer uma correção ao post do anjo da M., porque afinal não era um anjo mas sim uma fada! (:oO) E isto de entrar em conflito com artistas não é coisa boa. Portanto aqui fica a correção.


No final desta época festiva, chegou a hora de voltar a guardar o natal até ao próximo.
Bolas, fitas, presépio, anjo,... tudo foi entrando na caixa, sendo acamado o melhor possível, porque de há um ano para cá decidi que tudo iria ficar arrumado numa só caixa, para que não acontecesse como nos outros anos que, ou não apareciam as luzes, ou as bolas douradas, ou o anjo, ou o fato de Pai Natal. Desta vez, tudo, e era mesmo tudo, tudo teria que caber naquela grande caixa. E isto inclui as três árvores de natal que costumamos decorar cá em casa (uma pequena, outra média e outra grande). Bem arrumadinho, e para isto agradeço a experiência que obtive com anos de Tetris, lá coube tudo: uma caixa cheia de natal!


Na verdade há mais uma árvore que se enfeita cá em casa. Está simplesmente despida no resto do ano, mas na época natalícia ganha vida com estes enfeites feitos por mim. Fi-los no ano passado. Podem encontrar aqui o link para o tutorial (refiro-me a eles como " enfeites de Natal muito, muito, mesmo muito simples, em cartolina".).



Também estes enfeites se ajeitaram na caixa já muito cheia.




Também o saco e fato do Pai Natal.
Também a árvore da M..
E até a base da árvore grande teve de lá caber.
Não foi fácil.
Acho que mais lá para Dezembro, quando chegar a hora de voltar a decorar a casa para o natal, e eu me atrever a abrir esta caixa, vai saltar tudo cá para fora como que de uma caixa de palhaço surpresa se tratasse! :)


E, de uma casa salpicada de natal, passa-se assim novamente ao nosso cantinho costumeiro.
Fica a magia do natal encerrada nesta caixa.
Da próxima vez que se abrir, desconfio que terei mais uma ajudante a descobrir o conteúdo desta caixa mágica.

09 janeiro 2013

L. e o polvo...

Hoje não resisto a mostrar-vos umas fotos que já têm algum tempo. 
A L. tinha por volta de oito meses nelas. 
Estava feliz e contente a brincar com o "Lulinhas", o polvo.


Em luta com o "Lulinhas"...



Parece que ele estava a ganhar. :o|


Ou talvez não! :o)

08 janeiro 2013

depois das festividades... o anjo

Deste natal, há tanto que eu gostaria de aqui registar...
A falta de tempo justifica, uma vez mais, a escassez de posts por aqui.

Passou natal... 
Passou ano novo... 
Passaram reis...
E nem para vos desejar felicidades tive tempo de aqui vir.
Confesso que o Facebook também tem a sua quota parte de culpa. É que está praticamente toda a gente por lá... E é tão fácil desejar lá as Boas Festas... De certa forma tão mais fácil de enviar a um e outro, personalizadamente, uma mensagem de Boas Festas...

De qualquer forma, e para os que não andam por lá, quero aqui desejar um feliz 2013, já que o natal já se foi. 

E agora que acalmaram mais os dias e as rotinas começam a encaixar novamente no quotidiano, espero por aqui continuar a fazer o registo do que quero um dia mais tarde relembrar, em jeito de "diário".

Para já, fica um apontamento de uma manualidade da minha princesa grande.

A M. fez um anjo para a sua árvore de natal.
Aqui está ele, para mais tarde recordar... porque eu acho-o lindo!


Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin