26 fevereiro 2013

quase...


... a andar!
E muito feliz com isso. Cada aprendizagem é motivo de grande orgulho. :)

a arte de provocar o riso


Aproveitámos o domingo para ir ver "Riso: Uma Exposição a Sério", que já queríamos há tanto tempo e que, por este ou aquele motivo, ainda não tínhamos conseguido visitar.


Diversíssimas abordagens ao tema povoam a estrutura montada no Museu da Electricidade. Algumas fizeram-nos sorrir, outras mesmo rir às gargalhadas.


Mas o principal motivo que nos levou até lá, foi o Jogo do Riso (um jogo de "caça à resposta", para crianças, com o objetivo de lhes guiar o olhar através da exposição e ensinar algumas curiosidades). Muito interessante esta proposta.
Aqui em baixo, podem ver a M. a fazer duas das actividades propostas. Numa fez de estátua e a outra consistia em descobrir um famoso cavaleiro e o seu fiel amigo (D. Quixote de La Mancha e Sancho Pança). Esta busca levou-a até aos desenhos de Júlio Pomar. Conheceu a sua técnica de desenhar sem levantar o lápis do papel. E reproduziu ela mesma um desses desenhos, aceitando o desafio de seguir a mesma técnica.


Vimos lá os Monty Pyton com o seu grande lema "Always look on the bright side of life", o génio de Charly Chaplin, entre tantos outros. Vejam esta cena hilariante: "Make Them Laugh".
Só senti a falta dos Marretas, que não vi em lado nenhum.


A L. também desfrutou da exposição à sua maneira...


A estrutura que suportava a exposição, para ela, mais parecia um brinquedo gigante. Ela teria adorado que a deixássemos explorá-la à vontade.


Mais uns momentos da nossa visita à exposição:


E, apesar do frio que se fazia sentir, ainda conseguimos brincar um pouquinho no relvado dos jardins circundantes.
Foi uma manhã muito agradável.


22 fevereiro 2013

na biblioteca...


... Ou melhor, na bebéteca.
... Porque é de pequenina que se criam bons hábitos.

21 fevereiro 2013

a rimar com o abc


Hoje retomo o bom hábito de aqui registar alguns livros para os mais pequenos. Talvez porque a minha "pequena" já gosta muito de os folhear, de ouvir histórias e, não tarda nada já os irá compreender.

E para reabrir este espaço aqui no blog escolhi uma excelente sugestão de uma das minhas ilustradoras favoritas, Rute Reimão (aqui em entrevista).

"O Alfabeto Trapalhão", assim se chama o livro, é uma sequência de quadras cada uma dedicada a cada letra do abecedário. As rimas são sempre uma agradável forma de aprender. E estas estão engraçadas e imaginativas, ingredientes perfeitos para atrair o público alvo deste projecto, crianças em idade pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade.
Mostro-vos algumas das fabulosas ilustrações da Rute, só para vos aguçar a vontade de conhecer o resto. ;)





Referência bibliográfica: "O Alfabeto Trapalhão", escrito por Lurdes Breda e ilustrado por Rute Reimão, Ana Paula Faria - Editora (GATAfunho), 2010.

ao café...


E, por cá, o natal continua a adoçar o café.
Como noutro ano, os chocolates que sobram são muito apreciados. :)

20 fevereiro 2013

impressão com os mais novos

As actividades que se seguem, têm tudo para fazer sucesso entre os mais novos (e não só) e vêm no seguimento do post anterior que falava de carimbos e impressões.

Ao estilo Pop Art, usando maçãs e plástico com bolhas de ar como carimbos, consegue-se uma bela obra e aprende-se história d'arte.


Esta moldura consegue-se pintando folhas com tinta e aplicando-as numa folha de papel. As folhas são sempre bons motivos para impressão. Dão sempre um resultado muito bonito com as suas nervuras rendilhadas.


Os famosos carimbos de batata dão uma maior variedade aos motivos de impressão, porque neles se pode esculpir qualquer forma que se queira.


Folhas de couve dão excelentes árvores quando usadas como carimbos. Está giríssimo este exemplo, não acham? Que bela floresta!


Bróculos e couve-flor também dão para fazer árvores. E mais elementos para uma paisagem campestre podem ser conseguidos com penas ou espigas.
Estes carimbos naturais podem ser boas experiências tanto para miúdos mais pequenos como para os mais crescidinhos. É só dar largas à imaginação e dar novos usos às coisas que conhecemos de outros contextos. Ver a semelhança entre uma pena e uma árvore pode não ser uma "ligação directa" para uma criança, daí a importância de lhes mostrarmos como podemos olhar as coisas de outras perspectivas.


Outra actividade interessante para a criançada, é fazer carimbos. Estes são feitos com cartão ou madeira como base onde se cola cordel de modo a formar o desenho que queiramos (neste caso um peixe).



Olhem que bonita ficou a obra final!


Ideias de actividades de: "O Grande Manual das Artes", Girassol Edições, 2007.


19 fevereiro 2013

carimbos e impressões

Gosto de carimbos, já todos sabem ***. E, neste link, além de muitos links para imagens de belíssimos exemplos, até tenho links para tutoriais de carimbos feitos à mão. 
Hoje,  trago-vos mais exemplos.
Estes ficam giríssimos e são ótimos para fazer com os mais novos. Umas tampinhas e uns autocolantes de espuma e voilá: carimbos caseiros para muitas tardes de diversão. São daqui.


Mais uma ótima ideia de carimbos feitos em casa é usar vegetais. Confesso que este exemplo nunca me tinha passado pela cabeça. Mas basicamente pode usar-se de tudo (Não percam o próximo post!!!) e não apenas os já conhecidos carimbos de batata, práticos para neles esculpirmos as formas que quisermos. Estes fazem naturalmente a forma de belas flores. A ideia vem daqui.


E estas folhas vêm do mesmo sítio.


Estes são da Geninne, de quem eu já tinha mostrado os belíssimos carimbos aqui e até o tutorial. Estes são mais recentes. São do seu livro justamente sobre carimbos e impressões: "Making an Impression".


Ainda da Geninne, este papel de embrulho fabuloso e os respectivos carimbos:


paper craft

Um monte de manualidades, interessantes e em papel, que encontrei por essa net a fora...
Ora tomem nota:

Para a Páscoa, que está quase a chegar, estes ovinhos maravilhosos. Vejam o como se fazem, aqui.


Estas abóboras super fáceis de fazer, para o Halloween, podem ver como aqui. Esta técnica também resulta bem para bolas de Natal..


Por falar em Natal, que tal esta proposta de enfeite? Os moldes, aqui.


Os monstrinhos, marcadores de livros, já não são novidade por aqui. Mas estes são mais ao estilo "quantos-queres". O tutorial, aqui.


Estes balões de ar quente giríssimos, estão bem explicadinhos aqui, com moldes e tudo.


Esta jarra deixou-me boquiaerta. Adoro!!! Daqui.

 
E estas japonesinhas em origami são daqui. Tem lá muito mais. Maravilhoso!


17 fevereiro 2013

1


1 ANO

A minha princesa mai'piquena fez ontem um annnooooo!!!
Em cima, impaciente à espera do jantar, com o pai e a mana assustada com as faíscas daquela "coisa faisquenta" e o seu iogurte de aniversário com velinha e tudo, o bolo de aniversário para mais tarde, indignada com a vela no bolo que estava tombada e a dançar, poque não há festa sem dança! :)


 Mal acordámos, fomos directas aos presentes e, é claro que registámos esse momento...


As manas foram dar uma volta de Táxi...


E, neste aniversário, chegou por aqui um novo amiguinho, com a importante missão de ser o contador de histórias da L.. O problema é que ela não pareceu simpatizar muito com ele. Pegou-lhe com um ar desconfiado e até chegou a esboçar um beicinho. Vamos ver se o Sr. Corujão a conseguirá conquistar.

13 fevereiro 2013

¨¨*¨¨CARNAVAL¨¨*¨¨

As fatiotas do nosso Carnaval:

A mini-pantera cor-de-rosa...


A elegante figura saída dos loucos anos 20...

 
 A "Montéquia" pronta para o baile...

Com mais uma destas máscaras que ela tanto gosta...

 E uma abelhinha zum-zum-zum...

 
Aqui, eu e as minhas mascaradas, uma delas em pleno intervalo. :)

12 fevereiro 2013

... working ...


A dar os últimos retoques no fato de Carnaval da M. ...

01 fevereiro 2013

kit casa da sogra


Prontinho!
= KIT PARA TRABALHAR NA CASA DA SOGRA =
O tempo por aqui não sobra para estas coisas. Então, nada melhor do que aproveitar o tempo numa pequena visita a casa da sogra.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin