24 janeiro 2014

work in progress...

Bem, amigos, já ando há muito tempo para vos falar da minha fase actual: a ilustração.

Na verdade eu sempre rabisquei uns desenhos aqui e ali. Cheguei a ilustrar o meu livro A Aventura dos Acentos (que, a propósito, também já tem página no facebook). Mas não ilustrava com um propósito concreto.

De há uns tempos para cá, com a bebé, tem-me sido impossível dedicar muito às criações do Bem-Trapilho. E também deixei de fazer as sessões/ateliers que fazia na Biblioteca, pelo mesmo motivo.

Então tive que arranjar outra forma de extravasar a vontade de criar. Comecei a desenhar no tablet, que era a maneira mais prática, com a bebé. O bichinho da ilustração foi crescendo e agora é o que mais me apetece fazer.

Primeiras experiências com ilustração digital no tablet. Dois retratos da pequena L..


Aqui é um retrato da M., já com um melhor domínio da técnica de ilustração por camadas.


Ainda na mesma "onda", um retrato de mim com o maridão.


Uma ilustração mais simples, para um projeto de livro que ainda não terminei.


A ilustração que fiz para a Ajudaris, como já vos mostrei.


 Um exemplo dos retratos que faço de vez em quando para amigos.


E comecei a participar em desafios de ilustração no facebook.
Esta ilustração "Meu Mundo Numa Bolha de Sabão..." vocês já conhecem e sabem que integrou uma exposição. Aliás, tenho que fazer um post só dedicado a ela, pois a mesma exposição vai estar brevemente de novo de portas abertas, mas numa outra cidade. ;) Não vou contar mais por agora. Mas amanhã ou depois conto-vos tudo. ;) Como vêem já está emoldurada e prontinha. 


E esta ilustração é o meu mais recente trabalho e também merece um post só para si. Também é fruto de um desafio que veio no seguimento do das bolhas de sabão. Contarei mais pormenores num outro post.


Para já só vos digo que agarrei tão a sério esta fase de ilustração que já participei numa exposição, integrei o leque de ilustradores de um livro, estou às portas de mais duas exposições e já estou a preparar uma outra ilustração para outro desafio. Estou mesmo entusiasmada e cheia de projetos.
Podem ir acompanhando as minhas ilustrações aqui.

Só o tempo é que continua muito reduzido para estas coisas. A L. ainda exige muito de mim. Mas é com grande prazer que me divido. Quem corre por gosto não cansa, não é o que dizem? Só gostaria de poder dormir mais, mas enfim... Não se pode ter tudo! LOL ... And I'll sleep when I'm dead! ;)

22 janeiro 2014

Ainda nem estou em mim!...


Ahhhh chegaram!!!!...
...os livros da Associação Ajudaris. O de 2013, 2012 e o de 2011.
São lindíssimos!!!
Por apenas 5€ (cada livro) podem ajudar a fazer muitas vidas mais fáceis e felizes.
Quem quer comprar?
É muito fácil. Basta contactar a Ajudaris (no link acima).



Estava eu a terminar uma ilustração em cima do prazo de entrega (anteontem) mas a ansiedade por receber estes livros não parava de me martelar as ideias. De repente lembrei-me de que o carteiro já devia ter passado e fui até à caixa do correio. E lá estavam, três embrulhos à minha espera. As últimas três edições das "Histórias da Ajudaris".
Estava doida para folhear especialmente o "Histórias da Ajudaris'13", que é onde foi publicada uma ilustração minha. E lá estava ela, em cores ainda mais brilhantes do que as reais. AMEI!!!


Já imaginaram, o meu nome no mesmo rol que tantos outros de grandes ilustradores, referências e inspirações para mim? Lá estava "Ana Paula Otero", na lista de ilustradores, a par com nomes como o de Margarida Botelho, Afonso Cruz, Paulo Galindro, Rute Reimão, Yara Kono, Rachel Caiano, André da Loba, André Letria... E poderia continuar a transcrever nomes. :)
Ainda nem estou em mim! ...

06 janeiro 2014

art for free

Olá amigos!
Finalmente acabaram as festas!!! :)
Sim, "finalmente" é mesmo o que me apetece dizer, porque antes de chegarem sinto-me ansiosa e cheia de vontade de as viver, mas no final fico tão cansada, tão farta da correria, confusão, falta de rotinas, que fico mesmo feliz de já terem começado as aulas e podermos voltar à vidinha pacata do costume.


E enquanto não tenho tempo de fazer uma selecção das fotos do nosso Natal para vos mostrar, deixo-vos com uma dica fantástica para os amantes de arte.
Aqui podem fazer o download gratuito de centenas de livros sobre arte. Eu já experimentei e estou a adorar o meu novo livro digital sobre cartazes americanos dos anos 1890s. Força! Dêem uma espreitadela. Vão certamente encontrar coisas bem interessantes.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin